O finlandês Esapekka Lappi (Citroën C3) terminou o primeiro dia do Rali da Turquia, 11.ª prova do Mundial, na frente da classificação, com 17,7 segundos de vantagem sobre o companheiro de equipa, o francês Sébastien Ogier.

Lappi saltou para a liderança no segundo troço do dia, em Çetibeli, o mais longo da jornada, com 38,15 quilómetros. Foi a única especial ganha pelo piloto da Citroën, mas, ainda assim, suficiente para se manter na frente até ao final.

Durante a tarde, os adversários viriam a sentir problemas, entre furos e escolhas erradas de pneus, ajudando, também, Ogier a subir do sétimo ao segundo lugar em apenas cinco troços, apesar de ainda ter sofrido um furo.

O campeão mundial terminou este primeiro dia da prova turca a apenas 17,7 segundos de Lappi e com sete décimas de segundo de vantagem para o terceiro classificado, o belga Thierry Neuville (Hyundai).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Obviamente que foi um bom dia para nós. Tentámos manter-nos sempre dentro das trajetórias e não tivemos problemas”, explicou Lappi.

O estónio Ott Tanak (Toyota Yaris), líder do campeonato, que partia para esta prova com 33 pontos de avanço para Neuville e 40 para Ogier, sofreu pelo facto de ser o primeiro a sair para a estrada, numa corrida marcada pelos troços de gravilha, técnicos e com muitas pedras. Terminou o dia em oitavo, mas já a 1.37,4 minutos de atraso para o líder.

“Nunca vi especiais como estas. Dei umas 15 pancadas fortes com o carro”, admitiu o líder da prova.

O finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris) terminou em nono, depois de um furo lhe ter feito perder cerca de dois minutos.

Os últimos dois troços do dia provocaram grandes alterações na classificação, devido à chuva. Muitos pilotos tinham apostado em pneus duros para enfrentar os troços com muita pedra e temperaturas elevadas, mas que têm pior desempenho em piso enlameado.

Foi o caso do norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20), que desceu de segundo a quinto, já a 1.04,1 minutos do comandante.

O finlandês Teemu Suninen (Ford Fiesta) fez um pião e terminou em quarto, a 44,4 segundos.

No sábado, disputam-se mais seis troços, num total de 110 quilómetros cronometrados, agora na costa do Mediterrâneo.