O português Frederico Morais garantiu este sábado um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, ao assegurar que vai terminar os Mundiais de surf, a decorrem em Miyazaki, no Japão, como o melhor europeu.

Frederico Morais, que perdeu na sexta ronda e foi relegado para as repescagens, beneficiou da eliminação do alemão Leon Glatzer, do espanhol Vicente Romero e do italiano Angelo Bonomielli, que eram os outros europeus ainda em competição. Desta forma, ‘Kikas’, de 27 anos, assegurou a presença em Tóquio2020, no que vai ser a estreia da modalidade em Jogos Olímpicos.

“É um dia muito especial. Ter conseguido esta vaga para Portugal deixa-me muito orgulhoso, não há muitas palavras. Ainda não digeri bem porque achava que hoje ainda havia mais campeonato e estou focado na prova, mas agora que deram ‘off’ já vai dar para celebrar um bocadinho este feito com a seleção e com a família, pelo telemóvel”, disse ‘Kikas’, de 27 anos.

Frederico Morais assegurou a vaga ao garantir que vai sair da prova japonesa como o melhor europeu, já que é o único representante do ‘velho continente’ ainda em prova.

“Ser o primeiro português a conseguir apuramento para os Jogos Olímpicos sabe muito bem. Só há muito pouco tempo é que comecei a sonhar. Quando se começou a falar disto e começou a ser mais palpável, defini isso como objetivo para mim, ser um atleta olímpico e levar Portugal e o surf português ao mais alto nível, dar a conhecê-lo ao Mundo inteiro”, explicou à sua assessoria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na jornada de sábado e depois de na véspera ter ultrapassado as rondas três, quatro e cinco, Frederico Morais foi afastado na sexta, ao ser terceiro, com 12,83 pontos, atrás dos norte-americanos Kolohe Andino, número 3 mundial, com 14,00, e Kelly Slater, que havia batido na quarta, que somou 15,66.

Andino e Slater, 11 vezes campeão mundial, vão disputar a sétima eliminatória face aos brasileiros Gabriel Medina e Ítalo Ferreira. Por seu lado, o português foi relegado para a 10.ª ronda das repescagens, na qual vai defrontar, no domingo, o indonésio Rio Waida e o japonês Shun Murakami, que lutam pela vaga asiática nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

Nas repescagens, também ainda estão o marroquino Ramzi Boukhiam, o brasileiro Filipe Toledo e o neozelandês Billy Staimand, que se defrontam igualmente na 10.ª ronda.

Quanto aos europeus que ainda estavam em prova (Glatzer, Romero e Bonomielli), foram todas afastados na oitava ronda das repescagens.