A Proteção Civil dos Açores emitiu esta segunda-feira um alerta para sete das nove ilhas do arquipélago devido às previsões de agravamento do estado do tempo, na sequência da aproximação de uma superfície frontal fria com atividade moderada a forte.

Num comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para o grupo ocidental (Flores e Corvo) referente a precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, entre as 18h locais desta segunda-feira (mais uma hora em Lisboa) e as 9h de terça-feira.

O IPMA emitiu também aviso amarelo por causa da precipitação, que poderá ser forte acompanhada de trovoada, para as ilhas do grupo central dos Açores (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial).

Aquelas cinco ilhas vão estar sob aviso amarelo entre as 00h e as 15h de terça-feira.

O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro, e é emitido quando as condições meteorológicas representam um “risco para determinadas atividades”.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção, como a limpeza dos sistemas de drenagem e adjacentes às residências. Desaconselha, ainda, a circulação sem necessidade, tendo em conta a possibilidade de formação de lençóis de água.

“Em locais não pavimentados, as águas podem causar erosão dos solos, levando à queda de muros, taludes, postes, entre outros”, alerta também a Proteção Civil açoriana.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR