O álbum Maria, de Carminho, está nomeado para o prémio britânico Lukas, na categoria de Melhor Disco, anunciou esta quinta-feira a promotora da fadista. Editado em novembro último, o disco compete ao lado de 16 outros trabalhos discográficos, de intérpretes como Buika, Vitto Meirelles, Yilian Cañizares e Omar Sosa ou Rosalía.

Os Lukas-Europe Latin Entertainment Awards são entregues no próximo dia 6 de novembro, em Londres, no The Bloomsbury Ballroom.

No álbum “Maria”, Carminho assina a autoria de sete dos doze temas que o constituem. “A Tecedeira” é o tema de abertura do álbum que inclui ainda, “Estrela”, “A Mulher Vento” e “Poeta”, todos assinados, em letra e música, por Carminho.

A fadista escreveu ainda as letras de “Se Vieres”, que canta na melodia tradicional do Fado Santa Luzia, de Armando Machado, e “Desengano”, que gravou no Fado Latino, de Jaime Santos. A artista também compôs a música de “Quero Um Cavalo de Várias Cores”, um poema de Reinaldo Ferreira.

A fadista está, atualmente, em digressão europeia a apresentar este álbum.

No dia 29 deste mês, Carminho atua em Mainz, na Alemanha, no dia seguinte em Reutlingen, e, no dia 1 de outubro, Dia Mundial da Música, estrear-se-á no Principado do Liechtenstein seguindo para a Suíça, onde no dia seguinte canta em Zurique. A 4 de outubro, estará nos Países Baixos, a atuar em Roterdão, e, no dia seguinte, em Utreque, de onde seguirá para Antuépia, na vizinha Bélgica, onde cantará no dia 6 de outubro.

No dia seguinte, regressará a terras neerlandesas, para atuar em Amesterdão, seguindo para Groningen no dia 8, Beveren, no dia 10, e Heist-op-den-berg, no dia 11. No dia 12, atuará em Leuven. Depois das atuações na Europa, a fadista e o seu trio de músicos seguem, em novembro, para os Estados Unidos, onde o álbum é editado no próximo dia 27 de setembro, pela Nonesuch Records.

Carminho atuará no dia 8 de novembro no Berklee Performance Centre, em Boston. No dia seguinte, passará a fronteira para cantar ao Canadá, em Toronto, no On Telus Centre for Performance and Learning, seguindo para Montreal, onde sobe ao palco do Théâtre Outremont, no dia 10.

Regressará depois aos Estados Unidos, para atuar no Miner Auditorium, em São Francisco, no dia 17 e, no dia 19, em Alexandria, no Estado norte-americano da Virginia, no palco do The Birchmere. A fadista termina o mês de novembro no Brasil, onde tem agendados espetáculos em Brasília, no dia 28, São Paulo, no dia seguinte, Porto Alegre, no dia 30, e, por fim, no dia 1 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Nestas digressões de apresentação de Maria, Carminho será acompanhada pelos músicos Luís Guerreiro, na guitarra portuguesa, Flávio Cardoso, na viola, Tiago Maia, no baixo, e Pedro Geraldes, em lapsteel. Maria sucede ao álbum “Carminho Canta Jobim”, editado em dezembro de 2016.