O Sporting, sem o castigado Bruno Fernandes, vai colocar à prova o líder Famalicão, em jogo a disputar na segunda-feira, no Estádio de Alvalade e que encerra a sexta jornada da I Liga de futebol. A entrada em cena dos leões’ na Liga Europa empurrou o jogo do campeonato para o início da próxima semana, à semelhança do que acontece com o Sporting de Braga, que recebe igualmente na segunda-feira o Marítimo.

Apesar da estreia de Leonel Pontes na anterior jornada, o Sporting chega a este jogo sem vencer há duas rondas: na quarta, ainda com Marcel Keizer, foi derrotado em casa pelo Rio Ave (3-2), e na quinta sofreu um empate fora com o Boavista (1-1). O jogo no Estádio do Bessa não foi apenas negativo no resultado, tendo em conta que o Sporting viu a ‘estrela’ da equipa, o médio internacional Bruno Fernandes, ser expulso após um segundo cartão amarelo, pelo que falhará a receção ao Famalicão.

Para os leões começa a ser proibido perder mais pontos, num momento em que estão a cinco do Famalicão, e a quatro dos rivais FC Porto e Benfica. Os ‘dragões’ recebem no domingo o Santa Clara, e as águias visitam no sábado o Moreirense. Ambos os emblemas jogam, igualmente, após compromissos europeus, depois de o Benfica ter tido novamente uma estreia a perder na Liga dos Campeões, com uma exibição ‘incapaz’ da equipa de Bruno Lage diante dos alemães do Leipzig, traduzida numa derrota por 2-1.

Benfica defronta Moreirense. Porto recebe o Santa Clara

Os encarnados visitam o Moreirense, que tem duas vitórias nos dois jogos em casa, com Gil Vicente e Portimonense, enquanto o FC Porto recebe o Santa Clara, que ainda não perdeu fora, com um triunfo em Paços de Ferreira e um empate em Tondela.

Do quarteto que joga na Liga Europa, destaque ainda para o Vitória de Guimarães (10.º), que visita o Tondela (6.º) depois de ter conseguido na anterior ronda a primeira vitória na Liga, em casa com o Desportivo das Aves. O início da ronda opõe precisamente as duas equipas do fundo da tabela, com o Paços de Ferreira (18.º), a única que ainda não venceu, a receber o Aves (17.º), em jogo agendado para sexta-feira, às 20h30.

Com um desempenho muito aquém do esperado está o habitualmente europeu Sporting de Braga, numa época em que viu chegar o treinador Ricardo Sá Pinto e sair Abel Ferreira, com uma campanha em que não vence desde a primeira jornada. A equipa, que é 16.ª e antepenúltima no campeonato, recebe o Marítimo, outro emblema em dificuldades, com os mesmos quatro pontos de bracarenses e de Portimonense.