O Banco de Portugal não comenta oficialmente mas, segundo o Jornal Económico, poderá vir a reavaliar a idoneidade dos gestores dos bancos que foram multados pela Autoridade da Concorrência por alegada concertação de preços no crédito.

Ao contrário da multa que foi lançada contra várias empresas do setor dos seguros, no caso do chamado “cartel da banca”, não houve condenações individuais a gestores que estavam na liderança dos 14 bancos na altura a que remontam as irregularidades. Mas vários gestores — desde presidentes de bancos até administradores com pelouro da área comercial — podem ver reavaliada a idoneidade pelo supervisor, o que, em caso de perda de idoneidade poderá levar a que os gestores visados perdessem a licença para exercer funções na banca.

O Jornal Económico adianta que foi já na segunda metade deste mês de setembro que o Banco de Portugal iniciou um processo prévio para perceber se existe razão para avançar com processos formais de reavaliação de idoneidade. Mas, oficialmente, o Banco de Portugal diz que “não tem comentários a fazer”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR