O filme “Em caso de fogo”, do português Tomás Paula Marques, venceu a competição estudantil do festival de cinema de San Sebastián, em Espanha, que termina no sábado, anunciou esta sexta-feira a organização.

O júri da secção Nest Film Students, do 67.º Festival de San Sebastián, decidiu premiar “Em caso de fogo”, por “criar um retrato sugestivo e subtil da adolescência no Portugal rural”, lê-se num comunicado enviado esta sexta-feira pela organização do festival. O prémio atribuído a Tomás Paula Marques tem um valor de dez mil euros.

A secção Nest Film Students, que teve o realizador argentino Martín Rejtman a presidir o júri, incluía 14 curtas-metragens, escolhidas a partir de 373 candidaturas.

“Em caso de fogo”, produzido pela Escola Superior de Teatro e Cinema, já tinha estado na competição nacional do IndieLisboa deste ano, bem como na secção Take One! do Curtas de Vila do Conde, que venceu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nascido no Porto, em 1994, Tomás Paula Marques mudou-se para Lisboa em 2013 para estudar na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde se licenciou em Realização, segundo a biografia disponibilizada pela Portugal Film.

Tomás Paula Marques fez direção de fotografia do filme “A Rapariga de Berlim”, de Bruno de Freitas Leal, e estreou a curta-metragem “Sem Armas”, de 2016, no IndieLisboa.

O 67.º Festival de San Sebastián, que começou a 20 de setembro e termina no sábado, tem na competição oficial o filme “Patrick”, de Gonçalo Waddington, e “L’ile aux oiseaux”, da dupla luso-suíça Maya Kosa e Sérgio da Costa.