O efeito é semelhante ao que acontece com os seres humanos com o chamado REM, “rapid eye movement”, que provoca um movimento rápido das pálpebras, com os olhos fechados; parecido também com que fazem os cães e os gatos, que quando dormem mexem rapidamente as patas. Os polvos também têm uma reação nervosa quando dormem: mudam de cor. E os cientistas acreditam que o fazem quando sonham.

Um novo vídeo, revelado pelo canal americano PBS, com um excerto de um documentário, mostra um polvo a mudar de cor quando dorme, num registo que é raro de verificar:

A mudança de cor nos polvos acontece habitualmente como camuflagem e resulta de uma reação do sistema nervoso face a situações de perigo, como uma reação de alerta. Ao dormir, no entanto, esse efeito deverá surgir como reflexo de uma atividade cerebral em curso, a tal que os cientistas acreditam estar relacionada com a capacidade de sonhar, a juntar a várias outras características que colocam os cefalópodes entre os animais mais inteligentes do planeta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR