Meghan Markle prestou homenagem a uma jovem estudante da Cidade do Cabo violada e assassinada na África do Sul. Uyinene Mrwetyana, de apenas 19 anos, foi morta no passado mês de agosto por um funcionário dos correios, crime que alimentou protestos nas ruas devido à violência contra as mulheres naquele país.
Na fotografia partilhada na conta de Instagram dos Duques de Susssex, Meghan Markle adiciona uma fita a muitas outras, atadas na fachada do edifício dos correios. “Estamos juntos neste momento”, começa por se ler na longa legenda que acompanha a imagem que soma quase meio milhão de gostos, mensagem essa escrita ainda na língua xhosa, um dos idiomas oficiais da África do Sul, pela própria duquesa na fita que juntou ao memorial.
Para a duquesa esta foi uma forma de mostrar solidariedade para com todos aqueles que combatem a violência baseada no género e o feminicídio — uma homenagem “pessoalmente” importante para a duquesa, numa visita que, segundo consta, terá feito de forma privada, à margem do calendário oficial.
Yellow ribbons have been left as tributes to #Uyinene Mrwetyana and Meghan left a moving message, written in her distinctive calligraphy, in local language Xhosa: “We stand together in this situation.
“Harry & Meghan 26th September 2019.” pic.twitter.com/VH7u7rDQEE— Emily Andrews (@byEmilyAndrews) September 27, 2019
Os duques, que desde a passada segunda-feira estão numa viagem oficial de 10 dias pelo continente africano, acompanharam a história de Uyinene Mrwetyana à distância. Entretanto, Meghan falou com a mãe da jovem assassinada para transmitir as suas condolências.
Confronted with the reality of how Uyinene Mrwetyana died, and the knowledge that the post office must now be added to the long list of places to be scared of, women in South Africa are reaching what feels like a breaking point. https://t.co/6K9YPuMJDM
— The New Yorker (@NewYorker) September 24, 2019
“A morte de Uyinene’s tem mobilizado pessoas por toda a África do Sul na luta contra a violência baseada no género e é vista como um ponto crítico no futuro dos direitos das mulheres neste país. A duquesa participou em visitas e encontros privados nos últimos dois dias para aprofundar a sua compreensão sobre a situação atual e para continuar a defender os direitos das mulheres e das meninas”, lê-se ainda na publicação partilhada no Instagram pelos duques de Sussex.