Contra o Rio Ave, o FC Porto chegou à sexta vitória consecutiva para a Liga, à oitava consecutiva para todas as competições e confirmou o bom momento de forma, apesar das exibições a meio gás e dos finais de jogos sofridos e sofríveis. Os dragões têm nesta altura o melhor ataque do Campeonato, a par do Famalicão e do Benfica, e já superaram mesmo os números da equipa da temporada passada à 7.ª jornada.

Em 2018/19, ano em que o FC Porto acabou por perder tudo em toda a linha depois de estar a lutar por tudo em toda a linha até à fase derradeira, a equipa de Sérgio Conceição tinha à 7.ª jornada menos uma vitória e menos três pontos do que tem neste momento. A eficácia dos dragões fica visível também no registo goleador consecutivo, já que marcam há 21 jogos seguidos para a Liga — a última vez que ficaram em branco foi em fevereiro, com o V. Guimarães –, a melhor marca desde 2011.

No final da partida com o Rio Ave, e já depois da habitual roda em que Sérgio Conceição junta equipa técnica e jogadores, o treinador chamou o capitão Danilo à parte e pareceu dar-lhe indicações específicas. Ainda que a conversa tenha terminado com um abraço, sinal de que foi amigável, Conceição apressou-se a garantir na flash interview que tudo não passou de um esclarecimento sobre as instruções que tinha dado durante a partida. “Penso que jogar aqui é sempre complicado. Entrámos muito bem e na primeira parte o Rio Ave praticamente não chegou à nossa baliza. Tivemos ocasiões para sair com outra diferença no marcador. Depois o Rio Ave mudou a estrutura, com dois avançados e uma linha de três atrás com muita largura. Era o que estava a falar com o Danilo, já sei que vão perguntar isso amanhã, vão querer criar qualquer polémica sobre a conversa que tive com ele… É normal. O Rio Ave complicou-nos nos a vida, porque 1-0 é um resultado incerto, mas somos justos vencedores”, disse o treinador dos dragões.

Num vislumbre da competitividade que nunca esconde, Sérgio Conceição comentou ainda o facto de o Famalicão ser líder à 7.ª jornada, acima de Benfica, FC Porto, Sporting e Sp. Braga, e se esse pormenor era bom para o futebol português. “Bom era o FC Porto estar em primeiro, como está habituado. Mas temos de dar os parabéns ao Famalicão. Só que isto não é uma maratona e ganha-se com a consistência que demonstrámos aqui hoje”, atirou o treinador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR