A medida foi anunciada pela empresa que assegura a ligação ferroviária Lisboa-Setúbal em meados de maio deste ano, no rescaldo do aumento de passageiros imposto pelo passe único, e até já está em teste desde o final desse mês num dos 18 comboios Fertagus: para aumentar a capacidade de transporte de pessoas em 20%, foram retirados parte dos bancos das carruagens.

Mas afinal pode não chegar a avançar, admitiu fonte oficial da transportadora ao Diário de Notícias. Quem vai decidir se os lugares sentados ficam ou saem são os passageiros.

“Vamos realizar um inquérito aos clientes para perceber o que acham da retirada dos bancos do comboio”, explicou o responsável àquele jornal.  A sondagem deverá acontecer durante o mês de outubro e dela deverá depender a decisão da empresa, detida pelo Grupo Barraqueiro.

Se a retirada de lugares sentados avançar, e os bancos derem lugar a varões e barras horizontais à entrada dos comboios, cada um dos 18 comboios elétricos de quatro carruagens Fertagus em circulação vai passar a ter mais 48 lugares disponíveis.

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Entre abril e junho deste ano, os comboios suburbanos de Lisboa e do Porto transportaram 38,778 milhões de passageiros. Mais 5,401 milhões do que em igual período em 2018.

Do Metro à CP. Fizemos um raio-X aos transportes públicos de Lisboa