A Altice Portugal anunciou esta terça-feira que ativou na sexta-feira o gabinete de crise devido à passagem do furacão Lorenzo nos Açores e iniciou plano preventivo de forma a mitigar “todos e quaisquer danos” nas comunicações devido ao temporal.

O furacão Lorenzo, atualmente na categoria 2 da escala Saffir-Simpson, “deverá passar com categoria 1” a oeste da ilha das Flores, na quarta-feira, mantendo-se a previsão de que afetará todo o arquipélago dos Açores, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, a Altice Portugal adianta que “ativou na passada sexta-feira o gabinete de crise, de forma a serem atempadamente elencados os procedimentos necessários para dar resposta à passagem do furacão Lorenzo nas ilhas dos grupos Ocidental e Central do arquipélago dos Açores”.

A operadora liderada por Alexandre Fonseca salienta que “desde a primeira hora está em total e estreito contacto com o Governo Regional dos Açores, com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e com a Proteção Civil e Bombeiros dos Açores”, com o objetivo de “mitigar todos e quaisquer danos, ao nível dos serviços de comunicações, que advenham da passagem do furacão esta quarta-feira”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Reafirmando o “seu total compromisso” com a Região Autónoma dos Açores, a Altice Portugal destaca algumas das medidas já implementadas, como “preparação e prevenção de equipas técnicas complementares”, o “reforço de abastecimento de combustível das estações de comunicações da Altice” e o “reforço das reservas técnicas de equipamentos”.

Também foi feito o “reforço adicional de VSAT e telefones satélite, que já foram enviados para as ilhas onde se prevê maior afetação”, sendo que “a War Room da Altice Portugal em Lisboa irá interagir permanentemente com as equipas técnicas nos Açores”.

“A Altice Portugal está preparada para os ativar de modo a minimizar ao máximo o impacto nas comunicações e serviços” e os “serviços de voz fixa e móvel estão assinalados como prioritários, bem como os serviços de emergência”.

Paralelamente, a empresa deslocou para a ilha Terceira o seu oficial de ligação à Proteção Civil do Gabinete de Crise.

IPMA emite aviso vermelho nos grupos Ocidental e Central

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu avisos vermelhos para as ilhas dos grupos Ocidental e Central dos Açores, devido à prevista passagem do furacão “Lorenzo” na região, na quarta-feira. O aviso vermelho é o mais elevado dos avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco extremo.

O aviso vermelho para as Flores e Corvo (grupo Ocidental) referente a agitação marítima vai vigorar entre as 00h0 e as 12h de quarta-feira, tendo em conta as previsões de ondas de 10 a 15 metros de altura, podendo a altura máxima atingir os 25 metros.

Flores e Corvo estarão sob aviso vermelho referente a vento no período entre as 00h e as 12h de quarta-feira, com previsões de rajada máxima de 190 quilómetros por hora e probabilidade de 40% ser superior a 200 quilómetros por hora.

Para o grupo Central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) o aviso vermelho referente a agitação marítima estará em vigor entre as 6h e as 15h de quarta-feira, período em que são esperadas ondas de nove a 12 metros de altura, podendo a altura máxima atingir 22 metros.

Há ainda para este grupo aviso vermelho relativo a vento, entre as 3h e as 12h de quarta-feira, com previsão de rajada máxima de 160 quilómetros por hora.

O IPMA emitiu ainda avisos amarelo e laranja para as ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).