A Cidade do Futebol recebeu esta quarta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal, com todas as equipas da Primeira Liga a começarem fora no terreno de equipas de escalões secundários. Entre os principais jogos, o Sporting, atual campeão em título, terá uma curta deslocação até Alverca, ao passo que o Benfica defronta fora o Cova da Piedade. Já o FC Porto, último “grande” a sair, vai jogar com o Coimbrões.

Dost, o senhor da justiça divina que se entregou ao destino – e ganhou (a crónica do Sporting-FC Porto)

Começando pelos leões, esta será a terceira eliminatória em que defronta o Alverca: depois do triunfo por 3-0 em 1993, com bis de Balakov e um golo de Cadete, o conjunto verde e branco empatou sem golos o primeiro jogo dos oitavos de 2001/02 antes de ganhar em Alvalade por 2-1 com golos de Zeferino, João Vieira Pinto e Jardel. Ao todo, as duas equipas têm um total de 13 encontros com saldo positivo do Sporting mas boa réplica dos ribatejanos, que ganharam quatro vezes e empataram em três ocasiões (seis triunfos dos lisboetas).

Já o Benfica, que tem a equipa B no mesmo escalão do que o Cova da Piedade (com vitória esta temporada para o conjunto de Almada diante dos encarnados), defrontou por três ocasiões o adversário que terá pela frente agora na Taça de Portugal e sempre nessa competição (com outras tantas vitórias): 6-3 nos quartos em 1972 com bis de Jordão e Eusébio além dos golos de Nené e Vítor Baptista;  4-0 nos oitavos em 1975 com bis de Nené e mais um golo de Jorge Silva e outro de Nunes; e 9-1 na segunda eliminatória em 1988 na Luz, com hat-trick de Mats Magnusson, bis de Abel Campos e Pacheco e mais um golo de Lima e outro de Hernâni.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por fim, o FC Porto, finalista vencido na última edição da Taça de Portugal (perdendo nas grandes penalidades com o Sporting no Jamor), vai defrontar pela primeira vez a equipa do Coimbrões.

O quadro de todos os 32 jogos da terceira eliminatória da Taça de Portugal é o seguinte:

– Alverca (CP)-Sporting (PL)
– AD Oliveirense (CP)-Santa Clara (PL)
– Fabril (CP)-Moreirense (PL)
– Lusitânia Lourosa (CP)-Famalicão (PL)
– Desp. Chaves (SL)-Boavista (PL)
– Águias Moradal (D)-V. Setúbal (PL)
– Farense (SL)-Desp. Aves (PL)
– Cova da Piedade (SL)-Benfica (PL)
– Condeixa (CP)-Rio Ave (PL)
– Académica (SL)-Portimonense (PL)
– Louletano (CP)-P. Ferreira (PL)
– Pevidém (D)-Belenenses SAD (PL)
– Coimbrões (CP)-FC Porto (PL)
– Sintra (CP)-V. Guimarães (PL)
– Penafiel (SL)-Gil Vicente (PL)
– Beira-Mar (CP)-Marítimo (PL)
– Valadares Gaia (CP)-Canelas 2010 (CP)
– Mafra (SL)-Fafe (CP)
– Marinhense (CP)-Fátima (CP)
– Sp. Espinho (CP)-Vilafranquense (SL)
– Vitória de Sernache (CP)-Sertanense (CP)
– Leixões (SL)-Praiense (CP)
– Ac. Viseu (SL)-Real Massamá (CP)
– Loures (CP)-Benfica Castelo Branco (CP)
– Pedras Salgadas (CP)-Águeda (CP)
– Casa Pia (SL)-Vizela (CP)
– Arouca (CP)-Merelinense (CP)
– Olímpico Montijo (CP)-Anadia (CP)