A categoria TCR é das formas mais populares de competição automóvel, propondo veículos relativamente acessíveis mas rápidos e exigentes na condução, mantendo um grande equilíbrio entre os diferentes modelos presentes na grelha de partida. São diversos os construtores presentes nestes campeonatos destinados a pilotos e a equipas privados, que agora recebem a companhia da Mazda, que concebeu uma versão especial do seu Mazda3 TCR.

Capaz de representar a marca japonesa nos 36 países em que se realizam corridas do TCR, o novo Mazda3 TCR começa por apresentar um chassi desenvolvido especificamente para esta categoria, cujo trabalho foi realizado pelo preparador Long Road Racing, a mesma empresa que também desenvolveu a versão de competição do roadster MX-5. A dificuldade, além de produzir um veículo eficaz e rápido, capaz de se bater pela vitória, é respeitar um custo final de 175.000 dólares por uma unidade pronta a correr, cerca de 159 mil euros.

Ao serviço do Mazda3 TCR está um motor 2.0 Turbo, capaz de fornecer 350 cv e um binário de 490 Nm. Associado a esta unidade motriz surge uma caixa de velocidades sequencial da Sadev, com seis velocidades, bem como um diferencial autoblocante.

A estreia do Mazda3 TCR vai ter lugar no início de 2020, a 26 de Janeiro, na corrida de resistência de 4 horas, integrada nas 24h de Daytona. A partir daí, tudo é possível.