O enviado da Coreia do Norte acusou os Estados Unidos pelo fracasso nas negociações sobre a desnuclearização iniciadas este sábado, em Estocolmo, após meses de impasse e apesar de uma nova escalada dos testes de mísseis de Pyongyang.

As negociações não corresponderam às nossas expectativas e acabaram por falhar (…). O fracasso das negociações, que não conduziram a qualquer progresso, deve-se unicamente aos Estados Unidos, que não abandonaram a sua atitude habitual”, disse Kim Myong Gil aos jornalistas na embaixada da Coreia do Norte em Estocolmo.

O encontro das duas delegações ocorreu depois de o Presidente dos EUA, Donald Trump, ter recentemente anunciado para breve uma nova cimeira com o líder norte-coreano, Kim Jong-un. As negociações entre Washington e Pyongyang ficaram congeladas desde a cimeira entre Donald Trump e Kim Jong-un, em fevereiro passado, apesar de os dois líderes terem feito um esforço para avançar no processo, num novo encontro em junho, na fronteira entre as duas Coreias.

Pyongyang tem pedido a Washington um alívio das sanções impostas por retaliação a testes com armas nucleares por parte do Governo norte-coreano, mas Donald Trump já disse que qualquer alteração de posição deverá ser antecedida por medidas de desarmamento nuclear.

Nos últimos dias, a diplomacia norte-coreana tem elogiado a postura de Donald Trump, considerando-a “corajosa” e “sábia” e tem insistido na necessidade de os Estados Unidos aliviarem as sanções económicas, para que haja avanços nas negociações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR