776kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Tolentino Mendonça elevado a cardeal em celebração com alertas do Papa contra deslealdades que surgem do "hábito da indiferença"

Este artigo tem mais de 4 anos

Aconteceu esta tarde, no Vaticano, o consistório para a criação de 13 novos cardeais — incluindo D. José Tolentino Mendonça, que se torna no sexto cardeal português do século XXI.

O novo cardeal Tolentino Mendonça no momento em que recebeu das mãos do Papa Francisco o barrete vermelho e o anel cardinalício
i

O novo cardeal Tolentino Mendonça no momento em que recebeu das mãos do Papa Francisco o barrete vermelho e o anel cardinalício

AFP via Getty Images

O novo cardeal Tolentino Mendonça no momento em que recebeu das mãos do Papa Francisco o barrete vermelho e o anel cardinalício

AFP via Getty Images

O arcebispo e poeta português José Tolentino Mendonça foi este sábado elevado a cardeal pelo Papa Francisco, durante um consistório na basílica de São Pedro, no Vaticano. Tolentino Mendonça, atual responsável pela Biblioteca Apostólica e pelo Arquivo Secreto do Vaticano, foi o segundo dos 13 novos cardeais a ser chamado pelo Papa para se aproximar do altar principal da basílica e receber das mãos do pontífice o barrete vermelho e o anel cardinalício — às 15h27 —, minutos depois de ter ouvido do Papa Francisco um discurso sobre a misericórdia e contra as deslealdades provocadas pelo “hábito da indiferença”.

A celebração, que durou cerca de uma hora, teve como ponto alto a entrega dos barretes e dos anéis aos novos cardeais, cujos nomes haviam sido anunciados no início de setembro. Antes, o Papa Francisco tinha feito uma homilia na qual salientou que os líderes religiosos não podem demitir-se da responsabilidade que têm relativamente aos sofrimentos dos mais pobres. A partir de uma leitura bíblica (do Evangelho segundo São Marcos), o Papa Francisco debruçou-se no primeiro discurso aos novos cardeais sobre o tema da misericórdia e da compaixão.

“Muitas vezes, os discípulos de Jesus dão provas de não sentir compaixão”, afirmou o Papa Francisco “Basicamente dizem: ‘Que se arranjem!‘ É uma atitude comum entre nós, seres humanos, mesmo em pessoas religiosos ou até ligadas ao culto. A função que desempenhamos não basta para nos fazer compassivos, como demonstra o comportamento do sacerdote e do levita que, vendo um homem moribundo na beira da estrada, passaram ao largo. Terão dito para consigo: ‘Não é da minha competência‘. Há sempre justificações”, alertou o líder da Igreja Católica, antes de se dirigir diretamente aos cardeais, pedindo-lhes que não tenham estes comportamentos.

Tolentino Mendonça após receber do Papa Francisco o documento comprovativo da elevação ao cardinalato

AFP via Getty Images

“Dirijo-me em particular a vós, irmãos já Cardeais ou próximo a sê-lo: está viva em vós esta consciência? A consciência de ter sido e continuar a ser incessantemente precedidos e acompanhados pela sua misericórdia?”, questionou Francisco. “É um requisito essencial. Se não me sinto objeto da compaixão de Deus, não compreendo o seu amor. Não é uma realidade que se possa explicar. Ou a sinto, ou não. E, se não a sinto, como posso comunicá-la, testemunhá-la, dá-la? Concretamente: Tenho compaixão pelo irmão tal, pelo bispo tal, pelo padre tal? Ou sempre destruo com a minha atitude de condenação, de indiferença?

O Papa Francisco alertou ainda para as hipocrisias entre os próprios homens da Igreja. “Desta consciência viva depende também a capacidade de ser leal no próprio ministério. Vale também para vós, irmãos Cardeais. A disponibilidade de um Purpurado para dar o seu próprio sangue – significado na cor vermelha das suas vestes – é certa, quando está enraizada nesta consciência de ter recebido compaixão e na capacidade de ter compaixão. Caso contrário, não se pode ser leal. Muitos comportamentos desleais de homens de Igreja dependem da falta deste sentimento da compaixão recebida e do hábito de passar ao largo, do hábito da indiferença“, afirmou o pontífice.

Com a nomeação cardinalícia concretizada neste sábado, José Tolentino Mendonça é agora o sexto português a ser elevado a cardeal no século XXI e o terceiro a ser nomeado pelo Papa Francisco. Em simultâneo, esta nomeação dá a Portugal um peso inédito num eventual conclave que se venha a realizar nos próximos anos, passando o país a contar com três cardeais eleitores — D. José Tolentino Mendonça, D. Manuel Clemente (patriarca de Lisboa) e ainda D. António Marto (bispo de Leiria-Fátima).

Como todos os cardeais, D. José Tolentino Mendonça recebeu também a tutela simbólica de uma igreja de Roma (porque os cardeais são considerados o clero direto do Papa, ou seja, como se fossem os ‘padres’ da diocese de Roma). O novo cardeal português ficará com o título de cardeal-diácono e tutelará a igreja de São Jerónimo da Caridade, que fica na Via Júlia, em Roma, muito perto do Campo dei Fiori.

De padre a cardeal em menos de dois anos

A nomeação de Tolentino Mendonça como cardeal é o culminar de um percurso de subida em flecha na hierarquia da Igreja que durou menos de dois anos e que começou com a escolha do padre e poeta português para orientar, em fevereiro de 2018, o retiro de Quaresma do Papa Francisco e da Cúria Romana. Na altura, o convite pessoal do Papa surgiu na sequência do trabalho de Tolentino Mendonça na academia e na área da cultura. Porém, as meditações do português agradaram tanto ao Papa Francisco que, em poucos meses, Tolentino recebeu um novo telefonema: iria mudar-se para Roma e assumir a tutela da Biblioteca Apostólica e do Arquivo Secreto do Vaticano.

Com essa nomeação, chegou também a elevação ao episcopado. Em julho do ano passado, foi ordenado bispo pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, numa celebração no Mosteiro dos Jerónimos que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Na altura, garantiu que independentemente das promoções, continuava a ser um poeta. “Para mim não há diferença entre uma biblioteca e um jardim”, assumia. Já em setembro deste ano, chegou a última novidade: o Papa Francisco escolhera-o para integrar o colégio dos cardeais.

Aos 53 anos, D. José Tolentino Mendonça passa a ser o segundo mais novo do colégio cardinalício, ficando apenas atrás de Dieudonné, arcebispo de Bangui, na República Centro-Africana — e não escasseiam as vozes que o apontam como um próximo futuro Papa.

Um dia no Vaticano com Tolentino Mendonça, o bibliotecário e arquivista do Papa

Durante o primeiro ano à frente da Biblioteca Apostólica e do Arquivo Secreto do Vaticano, Tolentino Mendonça tem dado continuidade ao trabalho daquela instituição histórica no âmbito do estudo, catalogação e restauro de milhões de documentos fundamentais para a história da Humanidade. “É impossível contar a história da Europa, a aventura que foi fundar a Europa Moderna, desde a Idade Média… digamos, até à Revolução Francesa… Sim, é impossível ‘contá-la’ sem passar pelo Arquivo Secreto”, contava Tolentino Mendonça numa entrevista ao Observador no interior da biblioteca.

Com a nomeação para cardeal, junta-se às tarefas que Tolentino já tem enquanto bibliotecário e arquivista do Papa a responsabilidade de aconselhar o líder da Igreja Católica em todos os assuntos relacionados com o governo da Igreja e, sobretudo, a tarefa de votar na eleição de um futuro Papa. Isto porque os cardeais são um conjunto de membros do clero que o Papa chama para fazerem parte de um colégio muito particular, descendente do antigo clero de Roma, que tem a responsabilidade de — tal como os padres ajudam os bispos das suas dioceses — ajudar o Papa na liderança da Igreja universal.

É ainda sobre os cardeais que cai a responsabilidade de gerir a Igreja durante os períodos de sede vacante, ou seja, após a morte ou resignação do Papa. E são eles que têm de organizar o conclave, o momento da eleição do novo Papa. Os consistórios são as reuniões periódicas para as quais todos os cardeais do mundo são chamados a Roma — e, como é o caso do deste sábado, podem servir para a criação de novos cardeais. O último consistório público para a criação de novos cardeais tinha ocorrido em 29 de junho de 2018 e incluído o cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima.

Marcelo, ausente, envia “cumprimento caloroso e amigo”

Já depois da elevação de Tolentino Mendonça a cardeal, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, publicou uma mensagem de saudação ao novo cardeal. “Como escrevi no dia em que foi conhecida a escolha de D. José Tolentino Mendonça para Cardeal, essa honra traduz ‘o reconhecimento de uma personalidade ímpar, assim como da presença da Igreja Católica na nossa sociedade, o que muito prestigia Portugal'”, escreveu Marcelo

“Gostaria de estar presente no consistório em que recebe os sinais da sua nova condição, mas na impossibilidade de o fazer, envio ao novo Cardeal um cumprimento caloroso e amigo e os desejos de que continue a ser uma referência para tantos, católicos ou não, que lhe reconhecem o valor cultural e humano de quem é, como o próprio se definiu, ‘um facilitador de encontros'”, acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa ainda chegou a ter viagem marcada para Roma para este fim de semana, mas acabou por não se deslocar ao Vaticano devido à morte do fundador do CDS, Diogo Freitas do Amaral, cujo funeral se realizou neste sábado.

“Convidado para ser o Presidente das comemorações do próximo Dia de Portugal, D. José Tolentino de Mendonça é um exemplo que alguém que procura ir mais longe e, ao mesmo tempo, estar com todos. Por isso o programa que define para si próprio – ‘Sentir a cada dia o apelo a ir mais longe, a baixar mais as defesas, a estar menos nos nossos obstáculos, na autorreferencialidade que muitas vezes nos enclaustra, e deixar-se ir atrás’ daquilo em que acredita – pode ser também um caminho para cada um e para todos nós como comunidade”, conclui o Presidente da República.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine a partir de 0,10€/ dia

Nesta Páscoa, torne-se assinante e poupe 42€.

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora