A Ionity, a rede europeia de postos de carga rápida criada pelos Grupo BMW, Daimler, Ford e Grupo Volkswagen, a que em Setembro se juntou o Grupo Hyundai-Kia, continua a espalhar postos pelo continente, apesar de os utilizadores portugueses de veículos eléctricos não darem por isso. Entre os países europeus, há 14 que já podem contar com os supercarregadores da Ionity, mas ainda não há nenhum operacional na Península Ibérica, embora a Ionity tenha acordado com a Cepsa, em Julho de 2018, que iria instalar até 100 carregadores nas estações de serviço da marca de combustíveis, em Portugal e em Espanha. Inclusivamente, foi anunciado que os primeiros pontos de carregamento deveriam estar operacionais no início de 2019. Em Espanha, há alegadamente quatro em construção, mas em Portugal não são ainda conhecidos planos nem locais onde possam ser construídos.

As primeiras 20 estações da Ionity deveriam ter começado a estar operacionais em 2017, mas o ano terminou sem que qualquer uma estivesse a funcionar. Hoje estão em funcionamento 150, com a Ionity a anunciar no seu site que estão em construção mais 64, o que inclui as primeiras quatro em Espanha, ao que parece com uma média entre quatro e seis pontos de carga em cada uma delas. A administração da rede afirma que, até ao final de 2020, oferecerá 400 estações e 2.400 postos de carga, não se sabendo se algum será em solo nacional.

A Cepsa continua a não avançar datas específicas para a entrada em funcionamento da primeira estação de carga em solo português, nem o número de postos previstos a curto e a médio prazo. Ao contrário do que acontece com a rede de Superchargers da Tesla, que já possui 400 estações em solo europeu, com 3.200 postos de carga, exclusivos da marca americana, que continua a crescer a bom ritmo. Em Portugal, a rede da Tesla oferece seis estações, com 58 postos de carga, estando previsto abrir seis novas estações em breve.

Face à rede da Tesla, que em termos globais dispõe de 1.604 estações e 14.081 Superchargers, e sobretudo comparando com a Electrify America, suportada pela VW e implementada também ela em 2017, o ritmo de crescimento da Ionity não impressiona. Basta ver que a Electrify America já conta hoje com 301 estações, com 159 em fase de construção.