A secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo do Governo dos Açores afirmou esta terça-feira que o executivo está “a trabalhar fortemente” para que “até final do ano” possa ser atribuída à região a certificação como destino turístico sustentável.

“Estamos a trabalhar fortemente para que assim seja possível”, afirmou Marta Guerreiro, indicando que se prevê uma auditoria da entidade certificadora ainda este mês. A titular pela pasta do Turismo no arquipélago açoriano falava aos jornalistas após reunião, em Ponta Delgada, do Comité Consultivo para a Sustentabilidade do Destino Turístico Açores.

Este comité, que se reuniu pela primeira vez esta terça-feira, tem como objetivo acompanhar, analisar, debater, emitir pareceres e fazer recomendações sobre o processo de certificação, sobre a implementação de instrumentos de planeamento, gestão e monitorização, bem como acompanhar a atividade da Estrutura de Gestão da Sustentabilidade do Destino Turístico Açores.

No âmbito deste processo de certificação, os Açores contam já com o estatuto bronze da ‘EarthCheck’, entidade certificadora de destinos turísticos sustentáveis.

Sobre a auditoria, a secretária regional do Turismo referiu que “vai avaliar um conjunto enorme de indicadores relativamente à região que foram recolhidos em relação aos últimos três anos e que vão desde as questões ambientais, mas também questões sociais como taxas de desemprego ou ainda questões de segurança, energéticas que serão analisadas numa primeira fase em gabinete”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Posteriormente, os auditores irão estar presentes em três ilhas para visitas de campo a infraestruturas e contactos com empresários. Marta Guerreiro adiantou que esta terça-feira foi apresentado aos parceiros um plano de ação que contém um conjunto de medidas muito práticas, um documento que está disponível na Internet e “uma ferramenta que identifica e define as medidas a implementar a curto, médio e longo prazo”.

Segundo a governante, ao longo deste processo tem sido feita “uma recolha de um vasto conjunto de indicadores relativamente aos critérios da sustentabilidade, que não são só ambientais, mas também sociais, económicos e culturais”, um conjunto enorme de iniciativas, desde a Cartilha da Sustentabilidade, que tem mais de 80 subscritores, ações nas escolas e grupos de trabalho por ilha.

Marta Guerreiro destacou “duas grandes áreas de importância” para os Açores obterem esta certificação, “a primeira de todas é uma questão de responsabilidade”, sublinhando a responsabilidade pelo “legado ambiental” e “cultural fantástico” do arquipélago.

“É também uma excelente oportunidade, porque nos coloca e nos posiciona como região que se quer promover no mundo como uma referência em termos de sustentabilidade”, frisou ainda.