Espera-se esta terça uma subida ligeira das temperaturas mínimas que oscilam entre os 11 graus Celsius (em Bragança) e os 20 (em Faro) e uma pequena baixa das máximas para todo o país que se esperam entre os 22 (em Viana do Castelo) e os 34 (em Évora), num outono que parece ainda verão.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta terça-feira são ainda de céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira, em particular no Minho. Vento será fraco a moderado do quadrante norte, sendo do quadrante leste na costa sul do Algarve até meio da tarde, rodando para quadrante oeste a partir da tarde, e tornando-se moderado a forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas.

Como o calor não tem pressa em se ir embora o IPMA colocou quatro concelhos dos distritos de Faro, Santarém e Portalegre sob alerta, com um risco máximo de incêndio. Existem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo calculados a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Em risco máximo estão os concelhos de Monchique, Castro Marim (Faro), Abrantes (Santarém) e Gavião (Portalegre), e outros 40 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança em risco muito elevado de incêndio devido às temperaturas altas que se continuam a fazer sentir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR