Cancelados dois jogos do mundial de râguebi por causa de super tufão Hagibis

O super tufão poderá ser um dos mais fortes a atingir o Oceano Pacífico e deverá chegar a Tóquio este fim de semana. Jogos Inglaterra-França e Escócia-Japão podem ser cancelados ou mudar de estádio.

i

Este é "um dos ciclones tropicais mais poderosos este ano", uma vez que deverão provocar ventos que podem chegar aos 160 quilómetros por hora

Simon King/Twitter

Este é "um dos ciclones tropicais mais poderosos este ano", uma vez que deverão provocar ventos que podem chegar aos 160 quilómetros por hora

Simon King/Twitter

A organização do Mundial de Râguebi anunciou esta quinta-feira o cancelamento de dois jogos devido ao tufão que deve atingir o Japão este fim de semana: Inglaterra-França e Nova Zelândia-Itália, agendados para sábado em Yokohama e Toyota.

O super tufão Hagibis, que poderá ser um dos mais violentos tufões a afetarem o Japão já este fim de semana, está também a ameaçar o Escócia-Japão, previsto para domingo. No entanto, este jogo do campeonato que se realiza em território japonês ainda não sofreu alterações.

Este tufão, atualmente na categoria 5 (a categoria máxima de intensidade ciclónica), está a ser apontado como um dos mais fortes a atingir o Oceano Pacífico e dirige-se neste momento para o sudeste do país, atingindo Tóquio este fim de semana, conta o The Guardian. A organização do evento marcou uma conferência de imprensa para esta quinta-feira com o objetivo de revelar que decisão foi tomada sobre esta questão, uma vez que estes dois jogos a contar para a qualificação para os quartos de final da competição foram dos mais bem sucedidos em termos de bilheteiras.

À BBC, o meteorologista Simon King referiu que este é “um dos ciclones tropicais mais poderosos este ano”, uma vez que deverá provocar ventos que podem chegar aos 160 quilómetros por hora, seguido de chuvas torrenciais. Um tufão é a mesma coisa que um furacão e um ciclone, mas chama-se assim porque é um fenómeno meteorológico que ocorre no Oceano Pacífico Norte, na região Oeste dos Estados Unidos, Japão e China. É a pior tempestade que pode haver no planeta Terra.

“O tufão vai começar a enfraquecer à medida que continua a sua rota para norte. No entanto, as previsões do centro de alerta de tufões e do serviço meteorológico japonês sugerem que chegará ao sul de Honshu, ao redor da área de Tóquio, no sábado”, acrescentou o meteorologista.

A organização do campeonato sublinhou que a segurança do público e das equipas “são a prioridade número um”, acrescentando que existem “planos robustos de contingência para a realização dos jogos”, mas que estes apenas serão ativados “se for garantida a segurança das equipas, dos adeptos e dos funcionários”.

De acordo com a BBC, uma das opções em cima da mesa para outros locais onde realizar o jogo passa por Oita, a cerca de 900 quilómetros de Yokohama e com um estádio que apenas tem capacidade para 40 mil pessoas, comparando com os cerca de 72 mil que Yokohama aguenta.

Em perigo estará também a realização do Grande Prémio de Fórmula 1 de Suzuka, que decorre no domingo.

(Artigo atualizado às 08h10 de quinta-feira)

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.