O vídeo foi publicado na manhã desta quinta-feira, no Instagram oficial dos duques de Sussex. O príncipe Harry e o cantor britânico Ed Sheeran, uniram esforços e falam durante mais de um minuto e meio sobre a questão que domina o dia, a saúde mental. “Para mim, é um assunto do qual não se fala o suficiente, acho mesmo que há pessoas em todo o mundo a sofrer”, refere o príncipe durante a conversa.

Embora o assunto seja sério, o vídeo começa com uma nota de humor. “As pessoas não entendem qual a sensação para pessoas como nós. Com piadas e comentários engraçados. Sinto que é altura de nos erguermos e de dizermos ‘não vamos tolerar mais isto. Somos ruivos e vamos lutar'”, diz Sheeran.

View this post on Instagram

Both Prince Harry and Ed Sheeran want to ensure that not just today but every day, you look after yourself, your friends and those around you. There’s no need to suffer in silence – share how you’re feeling, ask how someone is doing and listen for the answer. Be willing to ask for help when you need it and know that we are all in this together. #WMHD Check out the accounts below for more resources and support: @Heads_Together @Calmzone @MentalHealthFoundation @CharityNoPanic @SamaritansCharity @YoungMindsUK @GiveUsAShoutInsta @Childline_official @LetsTalkAboutMentalHealth @Jedfoundation @Pandas_UK @Charitysane @MindCharity @TimeToChangeCampaign @RethinkMentalIllness @MentalHealthMates @ActionHappiness @MHFAEngland @DitchTheLabel @TheBlurtFoundation

A post shared by The Duke and Duchess of Sussex (@sussexroyal) on

Mas o tom depressa voltou a ganhar a seriedade que o Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, merece. “Ajudem, assegurem-se de que os vossos amigos e conhecidos estão atentos a qualquer pessoa que possa estar a sofrer em silêncio. Estamos nisto juntos”, acrescenta o príncipe. “Não há necessidade de sofrer em silêncio — partilhar o que sentes, pergunta aos outros o que estão a fazer e ouve a resposta. Fica disposto a pedir ajuda quando precisares e fica a saber que estamos todos nisto juntos”, sublinhou.

Já em 2017, Harry, juntamente com William e Kate, tinha participado numa campanha de sensibilização para o tema. Na altura, os príncipes associaram-se a oito organizações solidárias. Dois anos depois, esta quinta-feira, Harry fez mais do que um vídeo para assinalar a data. O príncipe visitou uma escola em Nottingham e falou com os alunos sobre a problemática do dia, a saúde mental.