A Volkswagen revelou o seu primeiro modelo a bateria da nova vaga em Setembro, no Salão de Frankfurt, apesar das primeiras unidades só deverem começar a ser entregues a clientes a partir do Verão de 2020. Sabe-se agora que o construtor vai estrear no ID.3 uma nova forma de comunicar com quem está ao volante.

Para começar, o primeiro Volkswagen exclusivamente eléctrico vai estar equipado com um sistema de reconhecimento de voz, o que lhe permite ouvir as ordens e os pedidos que lhe são dirigidos. E, para que os ocupantes saibam que a solicitação foi processada, o ID.3 vai informar quem está a bordo disso mesmo, através de uma tira luminosa horizontal que está em evidência no tablier.

O sistema de luzes vai igualmente informar o condutor que os sistemas de ajuda à condução estão prontos a facilitar a sua tarefa, sendo ainda através das indicações luminosas que o modelo vai “dizer” que pode mudar de faixa, que a bateria está carregada ou que deve realizar uma travagem de emergência, ocasião em que a luz muda para vermelho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

7 fotos

Não é evidente como o sistema funcionará, bem como todo o tipo de situações que pode abranger, certo é que Valentina Wilhelm, responsável pela concepção desta nova forma de comunicação, garante que o sistema de luzes facilita a vida do condutor, tornando a interacção com o veículo mais fácil e intuitiva, exigindo menos atenção por parte do condutor.