O novo livro de Philip Pullman, o segundo volume da trilogia “O Livro do Pó”, vai ser publicado em Portugal, confirmou o Observador junto da editora Presença, que já tinha lançado a primeira parte da saga, com o título La Belle Sauvage.

The Secret Commonwealth é o título original do novo livro, que conseguiu ultrapassar The Testaments, de Margaret Atwood (a sequela de The Handmaid’s Tale), da primeira posição do top oficial de vendas do Reino Unido.

Quando foi lançada, a nova série de três livros foi apresentada como uma expansão do universo revelado na trilogia anterior de Pullman, “His Dark Materials” (“Mundos Paralelos” na edição portuguesa, também da Presença), sucesso de vendas em todo o mundo e que foi transformada em série pela HBO em conjunto com a BBC (a estreia está marcada para o dia 3 de novembro). Pullman ocupa desde então um lugar de referência entre os autores de romances de fantasia.

Os Reinos do Norte, primeiro livro da trilogia “Mundos Paralelos”, foi publicados nos EUA com o título The Golden Compass, que inspirou anos depois uma adaptação ao cinema com o mesmo título, em Portugal “A Bússola Dourada”.