O projeto “Olhó Robot!”, que arrancou esta semana em 12 turmas do 4.º ano de Coimbra e que alia programação e música, permitirá que as crianças programem, criem instrumentos e formem, no final, uma orquestra “de pequenos improvisadores”.

“Olhó Robot!”, promovido pelo Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube (JACC), abrange mais de 200 crianças de 12 turmas do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, aliando a inclusão digital às práticas artísticas, com sessões semanais até ao final do ano letivo. O projeto junta um “A”, de Artes, à aprendizagem STEM (“Science, Technology, Engineering and Mathematics” – Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática, em português), com sessões que vão intercalando, no primeiro período, entre a programação e as práticas artísticas, disse à agência Lusa o diretor do JACC, José Miguel Pereira.

No primeiro período, os alunos vão aprender a utilizar o Scratch, linguagem de programação utilizada para os mais novos, com apoio do Centro de Apoio Social dos Pais e Amigos da Escola (CASPAE), e terão aulas de música, algumas centradas nos conceitos básicos da expressão musical e outras que já trabalham a ligação do digital à música, com um grupo de formadores da Digitópia, da Casa da Música do Porto, explicou.

No segundo período, para além da linguagem de programação Scratch, os alunos vão ser desafiados a fundir as temáticas tratadas nas aulas de música e de programação, “com vista a obter alguns instrumentos” que vão ser inventados e construídos através da utilização do Makey Makey (ferramenta que, tal como o Scratch, foi criada no MIT – Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo José Miguel Pereira, o Makey Makey permite ligar uma espécie de comando de consola a qualquer objeto que seja condutor, permitindo, por exemplo, agarrar em várias bananas e assumir que cada uma toca uma nota específica. “Também haverá uma componente de tecnologias de produção musical, com a introdução de ferramentas tecnológicas”, em que se poderá utilizar o corpo ou a voz para criar música, esclareceu.

No final, será constituída a Orquestra Eletro-Acústica de Pequenos Improvisadores, com as mais de 200 crianças que participaram no projeto, onde serão utilizados os instrumentos criados ao longo do ano letivo pelos alunos.

De acordo com o responsável do JACC, face ao trabalho desenvolvido na construção do modelo educativo deste projeto, espera-se que no final “a oferta possa vir a ser disponibilizada a outras escolas do concelho de Coimbra”.

São parceiros pedagógicos do “Olhó Robot!” a Academia de Música do Centro Norton de Matos, o CASPAE, a Digitópia – Casa da Música e o Agrupamento de Escolas Coimbra Centro, contando ainda com apoio financeiro da Caixa Geral de Depósitos.