James Brown, um antigo ciclista paralímpico que tem uma deficiência visual, subiu ao topo de um avião da British Airways no aeroporto da Cidade de Londres, numa ação de protesto a favor do ambiente e contra a poluição causada pelos aviões, avançou o The Guardian. O ato foi feito no âmbito de várias manifestações do grupo Extinction Rebellion, no aeroporto britânico. Foram detidas mais de 50 pessoas.

[Veja o vídeo do momento em James Brown tenta, de forma insólita, alertar para os perigos do aquecimento global]

A comissária da polícia londrina, Cressida Dick, apelidou a manifestação de Brown como “imprudente, estúpida e perigosa”. No topo do avião, o manifestante fez um vídeo em direto em que justificava o que fez: “Isto é tudo sobre a crise climática e ecológica. Estamos a protestar contra a inação do governo sobre o clima e o colapso ecológico. Eles declaram emergência climática e não fazem nada a respeito disso.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

James Brown esteve durante cerca de uma hora em cima do avião da British Airways, até ser retirado pelas autoridades. A responsável da polícia explicou que o antigo ciclista paralímpico “comprou um bilhete, passou pela segurança de forma perfeitamente normal, subiu os degraus do avião e atirou-se para cima deste”.

Desde segunda-feira, já foram presas mais de mil pessoas devido a protestos pelo clima no Reino Unido. Rupert Read, um dos responsáveis do grupo Extinction Rebellion, defendeu este tipo de protestos. Segundo Read, passou 20 anos a bater à porta das pessoas pelo partido Verde e “nada funcionou”.