Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.
A derrota de Portugal em Kiev frente à Ucrânia carimbou uma má notícia, fez com que sobrasse uma notícia ainda assim “boa” e manteve em aberto uma notícia que tanto pode ser boa como pode ser má. Confuso? Estas são as contas da Seleção Nacional em relação ao apuramento para a fase final do Campeonato da Europa de 2020 e, em paralelo, para os potes que irão entrar no sorteio no final de novembro, em Bucareste.
Começando pela notícia má: os comandados de Fernando Santos perderam a oportunidade de discutir o primeiro lugar do grupo B de qualificação, assegurado desde já pelos ucranianos. Ou seja, gorou-se a possibilidade de Portugal garantir um lugar no pote 1 do sorteio da fase final, onde estarão os seis melhores primeiros classificados desta fase. Nesta altura, além da Ucrânia, apenas a Itália já assegurou a liderança do grupo.
Ao 2º jogo em casa contra Portugal, a Ucrânia somou o 2º triunfo ????
▶ Ucrânia 2×1 Portugal – 1996
▶ Portugal 1×0 Ucrânia – 1996
▶ Portugal 0x0 Ucrânia – 2019
▶ UCRÂNIA 2×1 PORTUGAL – 2019 pic.twitter.com/aOhR41Wg53— playmakerstats (@playmaker_PT) October 14, 2019
Passando agora para a notícia boa: ao contrário de outras fases de apuramento, Portugal continua a depender apenas de si para assegurar a qualificação para o Campeonato da Europa, necessitando para isso de vencer os dois últimos encontros frente a Lituânia (casa, 14 de novembro) e Luxemburgo (fora, 17 de novembro). Com mais um ponto do que a Sérvia, a Seleção Nacional só poderá perder pontos caso os balcânicos tenham também uma escorregadelas nas partidas que disputarão com Luxemburgo e Ucrânia, ambos em casa.
A fase de qualificação do campeão em título para o Euro 2020
▶ Portugal 0x0 vs Ucrânia – ❌
▶ Portugal 1×1 Sérvia – ❌
▶ Sérvia 2×4 Portugal – ✔
▶ Lituânia 1×5 Portugal – ✔
▶ Portugal 3×0 Luxemburgo – ✔
▶ UCRÂNIA 2×1 PORTUGAL – ❌ pic.twitter.com/J7W9X7iKYV— playmakerstats (@playmaker_PT) October 14, 2019
Por fim, uma notícia que poderá ser boa ou má: a distribuição de apurados pelos potes do sorteio da fase final (um ponto só aplicável à Seleção Nacional se confirmar presença nos dois últimos encontros do grupo B). Olhando para as regras do Europeu de 2020, que pela primeira vez irá acolher encontros por vários países e não apenas no país ou países sede, os quatro piores primeiros classificados irão para o pote 2 em conjunto com os dois melhores segundos classificados. Mantendo a lógica, o pote 3 terá as seleções que ficarem com a terceira à oitava melhores classificações na fase de grupos, caindo no pote 4 os dois piores segundos classificados e as quatro equipas que sairão do playoff final de apuramento. Ou seja, Portugal parte para as duas últimas rondas a depender de si para a qualificação… mas podendo cair no último pote do sorteio.
Portugal voltou a perder 14 jogos depois da última derrota – vs Uruguai (Mundial 2018)
▶ Foi o 1º desaire luso na fase de qualificação para o Euro 2020 pic.twitter.com/85CujyHq88
— playmakerstats (@playmaker_PT) October 14, 2019