Brittany Kaiser, ex-diretora e denunciante do caso Cambridge Analytica, vai participar nas conferências da Web Summit, que se realiza entre 4 e 7 de novembro, no Parque das Nações, em Lisboa. A estrela do documentário “Nada é Privado” junta-se assim a nomes com Edward Snowden, que vai falar no dia da abertura do evento, em vídeo, a partir de Moscovo.

Ao Observador, em julho de 2018, Brittany Kaiser disse, em entrevista, que “nunca vamos poder dizer que alguém que vive no mundo moderno e utiliza tecnologia vá ser capaz de ter, verdadeiramente, a sua privacidade de volta.”

Ex-diretora (e denunciante) da Cambridge Analytica vai estar no Porto

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A antiga diretora da Cambridge Analytica trabalhou na campanha de Barack Obama (ajudou a criar o perfil de Facebook do antigo presidente norte-americano) antes de, em 2014, ir para a polémica empresa de análise de dados. Kaiser ficou na empresa até fevereiro de 2018, pouco antes de ser revelado que a Cambridge Analytica recolheu os dados de perfis de Facebook de 87 milhões de pessoas para influenciar o resultado da campanha de Donald Trump e do Brexit.

O caso, revelado pelo The Guardian, o The New York Times e o Channel, levou Mark Zuckerberg, fundador e presidente executivo do Facebook a pedir desculpa diversas vezes e a pagar uma multa de 5 mil milhões de dólares, pela forma como falhou na gestão da privacidade dos seus utilizadores.

Facebook condenado a pagar multa de 5 mil milhões de dólares

A Web Summit é a maior conferência de empreendedorismo e tecnologia da Europa e tem um contrato com o Estado português para se realizar em Lisboa até 2028, a troco de um invetsimneto público que ronda 11 milhões de euros por ano. Para a edição deste ano, esperam-se 70 mil pessoas na FIL e no Parque das Nações.