A taxa de desemprego no Reino Unido situou-se em 3,9% entre junho e agosto, mais uma décima que nos três meses anteriores, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

A agência nacional de estatística britânica (Office for National Statistics, ONS) indicou que entre junho e agosto que a taxa de emprego se situou em 75,9% e que o número de desempregados subiu para 1,31 milhões de pessoas, mais 22 mil pessoas que nos três meses anteriores.

O número de desempregados é inferior ao estimado pelos analistas, que tinham calculado um acréscimo de 26.000 pessoas, mas antecipado uma taxa de desemprego de 3,8%.

Contudo, a taxa de desemprego foi ligeiramente mais baixa que no mesmo período do ano passado, quando se tinha situado em 4%. Entre junho e agosto de 2018 a taxa de emprego era de 75,6%.

“A taxa de emprego está a subir de ano para ano, mas este crescimento desacelerou de forma notória nos meses recentes”, sublinhou esta terça-feira o subdiretor da área de estatística do mercado laboral da ONS, Matt Hughes.

O aumento do desemprego no trimestre em análise ocorreu no meio da crise do Brexit, que preocupa o setor empresarial do Reino Unido que os impede de planear os possíveis investimentos para o futuro.

Na semana passada, a ONS informou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,3% entre junho e agosto face ao trimestre anterior, graças ao impulso do setor dos serviços, considerados o motor económico do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR