Chama-se Click to Pray eRosary e é o primeiro rosário interativo e associado a uma aplicação móvel, para incentivar os católicos a rezarem pela paz no mundo e para ensinar os jovens a rezar o rosário. Foi lançado pela Rede Mundial de Orações do Papa, um organismo do Vaticano, esta terça-feira.

O Vatican News explica que o Click to Pray eRosary pode ser usado como pulseira e é ativado com o sinal da cruz. De acordo com o mesmo site, o rosário sincroniza-se com uma app gratuita, que contém um guia áudio, imagens e conteúdo personalizado sobre o rosário. Depois de ativado o rosário em conjunto com a app, o utilizador pode escolher diferentes tipos de rosários temáticos. De seguida, o objeto vai dando conta do progresso da oração e dos diferentes mistérios.

Na apresentação do produto, o diretor da Rede Mundial de Orações do Papa — uma iniciativa do Vaticano que pretende incentivar a oração em todo o mundo católico —, o padre Frederic Fornos, afirmou que o objetivo principal do rosário é rezar pela paz: “O nosso mundo necessita de paz. Há tanta crueldade e violência. A paz está no âmago da missão dos discípulos de Cristo”, afirmou, de acordo com o Crux. No comunicado que dá conta do lançamento do eRosary, o Vaticano reforçou que pretende “chegar às fronteiras periféricas do mundo digital, onde habitam os jovens”. A iniciativa serve assim de “pedagogia tecnológica para ensinar os mais novos a rezar o rosário”, diz o Vaticano.

O Click to Pray eRosary foi criado pela empresa tecnológica GadgetTek Inc. e já está à venda no site da Rede Mundial de Orações por 99€. Segundo o Crux, o produto já está disponível na Amazon italiana e em breve chegará aos outros países onde a Amazon está presente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR