A companhia aérea açoriana Azores Airlines, do grupo SATA, cancelou esta sexta-feira cinco voos devido à greve dos tripulantes de cabine, mas garantiu que todos os passageiros foram reacomodados noutros voos.

“Em resultado do período de greve dos tripulantes de cabine foram canceladas cinco ligações das 12 programadas, designadamente, os voos Ponta Delgada-Praia-Ponta Delgada, Lisboa-Ponta Delgada e Lisboa-Terceira-Lisboa”, adiantou a companhia aérea, em comunicado de imprensa, divulgado ao final do dia.

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) apresentou um pré-aviso de greve para o período entre sexta e segunda-feira. A Azores Airlines salientou que os passageiros afetados “foram todos reacomodados” em voos do grupo SATA ou operados por parceiros aéreos, acrescentando que a companhia assegurou também “a assistência em terra necessária (alojamento, transporte e refeições, de acordo com cada caso)”, nas situações em que a reacomodação não foi possível no próprio dia.

Segundo a companhia aérea, nos próximos dias, no âmbito dos serviços mínimos obrigatórios, estão asseguradas as ligações entre o continente português e as ilhas de Santa Maria, Faial e Pico.

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Na segunda-feira, último dia da greve, estão também assegurados os voos Lisboa-Ponta Delgada-Lisboa (S4121 e S4124), Terceira-Lisboa-Terceira (S4136 e S4137) e Ponta Delgada-Porto-Ponta Delgada (S4172 e S4173), que serão operados em regime de ACMI (regime de aluguer de aeronave e tripulação) que, de acordo com a Azores Airlines, já tinham sido contratualizados antes do pré-aviso de greve.

Ao início da tarde, fonte do SNPVAC adiantou à Lusa que a adesão à greve rondava os 70 a 80%, acrescentando que dos oito voos previstos para a manhã de sexta “apenas se realizaram três”, sendo um deles no cumprimento dos “serviços mínimos”. A Lusa tentou fazer um novo balanço ao final do dia, mas não foi possível chegar à fala com representantes do sindicato.

A Azores Airlines acionou o seu plano de contingência, na sequência do pré-aviso de greve, “procurando antecipar a reacomodação de passageiros em voos alternativos”. A companhia aérea acrescenta que os passageiros com reservas efetuadas para as datas data da greve podem pedir “a alteração da sua viagem para data posterior (sem custos adicionais) ou solicitar o reembolso da mesma”.