Um incêndio num supermercado no sul de Santiago do Chile na noite de sábado, durante os protestos contra o aumento do preço do bilhete de metro, provocou a morte a três pessoas, anunciaram este domingo as autoridades.

A polícia e os bombeiros encontraram dois corpos queimados e outra pessoa em péssimo estado, tendo sido transferidos para um hospital e infelizmente morreram”, disse a prefeita da Região Metropolitana de Santiago do Chile, Karla Rubilar.

As autoridades — que, entretanto, decidiram estender o estado de emergência — acrescentaram que os corpos foram encontrados quando o fogo foi extinto no supermercado da comuna de San Bernardo, causado durante a noite deste sábado no meio dos tumultos, incêndios e saques que ocorreram em Santiago do Chile e outras cidades do país.

Karla Rubilar esclareceu que não há “informações claras sobre em que circunstâncias” os eventos ocorreram, nem se os mortos faziam parte da multidão que assaltou o estabelecimento ou se eram trabalhadores do supermercado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Precisamos de mais informações, entendemos que o Ministério Público tem que comandar essa investigação, mas infelizmente temos que informar as pessoas de que temos três mortos”, disse Rubilar.

Santiago do Chile está em estado de emergência desde a manhã de sábado e sob toque de recolher obrigatório até as 07h00 (11h00 em Lisboa) devido aos fortes distúrbios resultantes de protestos contra o aumento do preço do bilhete de metro na capital do país.

Embora o Presidente do Chile, Sebastián Piñera, já tenha anunciado a suspensão do aumento dos preços do metro de Santiago do Chile, tanto na capital do país, em Valparaíso, Concepción e outras cidades do Chile, como Iquique (norte), houve destruição urbana e confrontos entre polícia e manifestantes.

O chefe da Defesa anunciou que vai enviar hoje mais 1.500 soldados nas primeiras para controlar a situação. Com este aumento, um total de 9.441 membros das Forças Armadas estão destacados na Região Metropolitana.

O aumento do preço do metro foi o gatilho do protesto dos cidadãos para expressarem insatisfação com a fome no Chile e as desigualdades do país.

Estado de emergência estendido a Valparaíso

As autoridades decidiram, entretanto, estender o estado de emergência também à região de Valparaíso, no sábado à noite.

A partir das 00:00 (02:00 de domingo em Lisboa), é estabelecido um toque de recolher até as 07:00 (09.00 em Lisboa) na região de Valparaíso”, disse o comandante-chefe da primeira zona naval

De la Maza observou ainda que os territórios insulares da Ilha de Páscoa e Juan Fernández, dependentes administrativamente da região de Valparaíso, estão excluídos dessas medidas excepcionais de segurança.

Os tumultos em Valparaíso começaram neste sábado como uma replica do que aconteceu na capital do Chile. Os distúrbios que conduziram a esta decisão envolveram incêndios e saques.