A exposição “Claire Fontaine. Your money And Your Life”, com novas obras que refletem e alertam para o valor, o lucro e a objetificação de seres humanos, vai inaugurar na terça-feira, na Galeria Avenida da Índia, em Lisboa.

A mostra, cuja inauguração está prevista para as 18h, com a presença do coletivo Claire Fontaine e da curadora Anna Daneri, é organizada pela Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC)/Galerias Municipais, com o apoio do Instituto Italiano de Cultura.

“Your Money and Your Life”, do coletivo Claire Fontaine, leva o título de uma exposição anterior com o mesmo nome, realizada no Palazzo Ducale, em Génova, Itália, no início de 2019.

Em Lisboa, haverá obras novas e antigas, que giram em torno de valor, do lucro, da propriedade privada e da objetificação de seres humanos.

“O dinheiro ou a vida era, no passado, o clamor dos bandidos; hoje, o capitalismo exige ambos: o nosso dinheiro e o nosso tempo, a mobilização constante da nossa capacidade relacional, e da nossa adaptabilidade para suportar condições de vida cada vez mais precárias”, descreve um texto sobre a exposição divulgado pela organização.

Claire Fontaine é um coletivo artístico conceptual e feminista fundado em Paris em 2004, e sediado em Palermo, na Itália.

O coletivo, cujo nome é retirado a uma marca popular francesa de cadernos escolares, declarou-se “Artista Readymade” e começou a elaborar uma arte neo-conceptual que frequentemente se assemelha ao trabalho de outros.

Utilizando materiais como néon, vídeo, escultura, pintura e texto, a sua prática é descrita pela crítica como “uma contínua interrogação sobre a impotência política e a crise da singularidade que parecem hoje definir a arte contemporânea”.

Finalista em 2013 do Prix Marcel Duchamp, expôs em museus e exposições internacionais, incluindo o Jewish Museum em Nova Iorque, o Wattis Institute for Contemporary Art em São Francisco, o Museion em Bolzano, o Neuer Berliner Kunstverein, ou a Fondazione per la Cultura, em Génova.

“Claire Fontaine. Your money And Your Life” vai estar patente até 5 de janeiro de 2020, em Lisboa, com entrada livre.