É a primeira vez que as unidades hoteleiras recebem reservas com tanta antecedência. Os portugueses começaram a planear os programas de Natal e de passagem de ano em setembro. Para o diretor-geral dos hotéis Intercontinental e Crown Plaza no Porto, este “poderá vir a ser o melhor ano de sempre”.

Segundo o diretor-geral, escreve o JN, “nunca a reserva foi feita com tanta antecedência quer por famílias quer por grupos de amigos e empresas também, que querem realizar eventos corporativos de fim de ano”. O Crown Plaza está 55% reservado e o Intercontinental regista “um crescimento de 30% face ao ano passado”.

Na plataforma Booking.com, a tendência mantém-se. Nos 88 hotéis da cidade do Porto, 97% dos quartos estão reservados, tendo em conta apenas a noite de 31 dezembro. Em Lisboa, a percentagem mantém-se, com 97% dos 167 hotéis reservados para a mesma noite.

A programação de fim de ano começou a gerar vendas expressivas no início de setembro”, explicou fonte da Agência Abreu em entrevista ao JN. Em Portugal, os destinos mais procurados são a Madeira, os Açores, o Douro e “hotelaria diversificada em várias regiões do continente”, diz a mesma fonte.

No estrangeiro, os destinos mais procurados são os mais próximos, como Marrocos, Cabo Verde, S. Tomé e cidades europeias (Paris, Praga, Roma e Barcelona).

Já em relação à época natalícia, foram as empresas que mais anteciparam as reservas para eventos de Natal. Há já hotéis com salas esgotadas e para assegurar determinado local estas tiveram de ser feitas no final do verão, segundo dados apurados pelo JN. O Crowne Plaza Porto pondera vir a adaptar “outras salas para esta época do ano”, de forma a conseguir corresponder à procura.