A companhia aérea Qantas completou o voo de passageiros mais longo de sempre este domingo. O voo partiu de Nova Iorque no sábado e demorou 19 horas e 16 minutos, sem escalas, a chegar ao destino, Sydney. A bordo do Boeing 787-9 Dreamliner estavam 49 pessoas.

Isto é uma primeira vez muito significativa para a aviação. Com sorte, isto é uma demonstração de um serviço regular que acelerará a maneira como as pessoas viajam de um lado do globo para o outro”, disse o chefe do grupo Qantas, em entrevista à CNN.

Este voo foi o primeiro de quatro testes da Qantas e serviu para avaliar os efeitos de voos longos em passageiros e tripulantes. Cientistas e investigadores do Centro Charles Perkins da Universidade de Sydney, da Universidade Monash e do Centro de Pesquisa Cooperativa de Segurança e Produtividade analisaram diversos fatores.

Os investigadores da Universidade Monash focaram-se nos tripulantes. Foi analisada a atividade cerebral, os níveis de melatonina e a capacidade de manter o estado de alerta dos pilotos. Já em relação aos passageiros que serviram de cobaias, os cientistas analisaram os ciclos de alimentação e de sono para ver se estes aguentam a experiência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sabemos que os voos de longo curso representam alguns desafios extra, mas isso acontece sempre que a tecnologia nos permite ir mais longe. A pesquisa que estamos a fazer deverá dar- nos melhores estratégias para melhorar o conforto e o bem-estar ao longo do caminho”, acrescentou Alan Joyce.

Segundo o capitão Sean Golding, o voo foi bem sucedido. “No geral, estamos contentes com a forma como correu o voo e é ótimo termos alguns dos dados dos quais precisamos para ajudar a avaliar a transformação disto num serviço regular”, explicou à CNN.

O próximo voo de teste deverá acontecer em novembro. O objetivo é conseguir alargar, no futuro, os voos a três cidades da Austrália – Sydney, Melbourne e Brisbane –, todos com ligação a Nova Iorque e Londres, até 2022 ou 2023, escreve a CNN.

Antes disto, o recorde de voo mais longo de sempre sem escalas era detido pelo voo que liga Singapura a Nova Iorque e que demora 18 horas e 20 minutos.