O ministro-adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde, Júlio Herbert, foi encontrado morto no final da tarde de segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou à Lusa fonte governamental. O corpo foi transferido para a morgue por volta das 21h30 de segunda-feira.
Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana foram chamados ao local, procedimento habitual neste tipo de ocorrência. Não são conhecidos até ao momento indícios de crime neste caso.
“É com sentimento de pesar e consternação que o Governo informa a todos os cabo-verdianos que faleceu ao final da tarde hoje, na cidade da Praia, o ministro adjunto do primeiro-ministro para a Integração Regional, Dr. Júlio Herbert”, lê-se num comunicado enviado ao início da noite de segunda-feira à Lusa pelo gabinete do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que enumera ainda os vários cargos que exerceu.
Armindo Mirando, diretor-nacional da Segurança, disse que os membros do Governo estavam “em choque”, segundo a Inforpress, a agência cabo-verdiana de notícias, acrescentando que todas a entidades “fizeram e estão a fazer” o seu trabalho para que a causa da morte de Júlio Herbert seja apurada.
Tudo o que se pode dizer vai ser feito numa comunicação esta terça-feira. Neste momento, todo o pessoal está em choque e não conseguem falar”, lamentou Armindo Mirando.
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca também lamentou a morte de Herbert. O chefe de Estado partilhou os seus pêsames na sua página de Facebook.
Júlio Herbert, um dos 13 ministros do atual executivo cabo-verdiano, era formado em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, de Brasília, e em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi cônsul-geral adjunto de Cabo Verde em Boston, Estados Unidos, assessor político-diplomático da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, conselheiro do Presidente da República e conselheiro político e diplomático do primeiro-ministro.
Diplomata de carreira, Júlio Herbert nasceu em 16 de novembro de 1954 em Bissau, capital da Guiné-Bissau.