O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse esta terça-feira que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste da Síria. O prazo concedido foi de 150 horas.

Erdogan referiu-se a um “acordo histórico” sobre a Síria, concluído após longa reunião com o seu homólogo russo Vladimir Putin e que decorreu em Sochi (Rússia), nas margens do mar Negro. “Hoje, com Putin concluímos um acordo histórico para a luta contra o terrorismo, a integridade territorial e a unidade política da Síria e ainda para o regresso dos refugiados”, declarou Erdogan.

No decurso de uma conferência de imprensa conjunta com o Presidente russo, Erdogan precisou que o período de 150 horas (seis dias e seis horas) se inicia ao meio-dia de quarta-feira, hora local (10h em Lisboa).

No decurso desta operação, a Turquia e a Rússia vão promover patrulhas conjuntas, acrescentou, uma iniciativa confirmada pelo Kremlin. “Na minha perspetiva estas decisões são muito importantes, mesmo decisivas, e vão permitir resolver uma situação muito tensa”, declarou por sua vez Putin, numa alusão a este mecanismo destinado a evitar o reinício da operação militar turca contra os grupos armados curdos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Este acordo foi divulgado logo após as forças curdas da Síria, que foram apoiadas pelos Estados Unidos no combate aos ‘jihadistas’, terem confirmado a retirada do nordeste da Síria, uma exigência da Turquia.

A Turquia pretende instalar uma “zona de segurança” em território sírio, junto à na sua fronteira, e define como “terroristas” as Unidades de Proteção Popular (YPG), o principal grupo das FDS. No entanto, suspendeu na quinta-feira a sua ofensiva militar na sequência da frágil trégua negociada em 17 de outubro entre turcos e norte-americanos.

Esta pausa expirou esta terça-feira às 20h, e Ancara já advertiu que recomeçará as operações militares caso as YPG permaneçam na “zona de segurança”.

Segundo Erdogan, o acordo concluído com Putin, aliado do regime de Damasco, abrange os setores do nordeste da Síria onde as YPG estão presentes mas que escaparam à ofensiva turca, entretanto suspensa.

A retirada das forças turcas abrange uma zona com 120 quilómetros de comprimento entre as localidades de Tal Abyad et Ras al-Ayn, principais alvos da ofensiva turca, no setor central e nordeste da Síria. Em relação à zona fronteiriça a leste e oeste deste setor, “as forças das YPG deverão retirar num prazo de 150 horas a partir de 23 de outubro (…) e as fortificações e posições da organização serão destruídas”.

“No final das 150 horas, as patrulhas turcas e russas vão começar a atuar numa profundidade de 1o quilómetros a oeste e a leste da zona da operação Fonte de Paz. Os terroristas de Tal Rifat e Minbej vão sair desta zona com as suas armas”, acrescentou.