As chuvas torrenciais na Catalunha provocaram um morto e o desaparecimento de quatro pessoas desde a noite de terça-feira avança o La Vanguardia.
O Presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, vai às zonas afetadas esta quarta-feira, escreve o Expresso, depois de mostrar a preocupação pelas zonas afetadas num tweet publicado na sua página.
Seguint minut a minut la situació provocada per la llevantada. He pogut parlar amb alguns alcaldes de poblacions afectades. Tot el meu suport, col·laboració i solidaritat amb els afectats. I tota la força als equips d'emergències que treballen intensament arreu del país. #INUNCAT
— Quim Torra i Pla (@QuimTorraiPla) October 23, 2019
O mesmo jornal informa ainda que estarão mais de 20 mil casas sem eletricidade e mais de 40 estradas com problemas
No início da manhã desta quarta-feira, a informação era a de que havia três desaparecidos. Perto das 9h, a Proteção Civil informou que foi encontrado um morto na praia de Caldes d’Estrac. Segundo o La Vanguardia, ainda não foi divulgada a identidade do corpo, mas já se sabe que é o terceiro desaparecido em Arenys de Munt, em Barcelona. A meio da manhã o número de desaparecidos passou para quatro.
Treballem per identificar el cos sense vida d'una persona localitzat a la platja de Caldes d'Estrac https://t.co/CMPAVdW6oQ pic.twitter.com/NqbvLgDbkX
— Mossos (@mossos) October 23, 2019
Até às 8h00 desta quarta-feira, tinham sido feitas quase 3 mil chamadas para as emergências a reportar quase 2 mil incidentes provocados pelo temporal. A Proteção Civil pediu medidas extremas de precaução e aconselhou as pessoas a ficarem em casa.
#ProteccioCivil manté en EMERGÈNCIA el pla #INUNCAT per les greus afectacions del temporal a Catalunya https://t.co/itNKArKHt6
— Protecció civil (@emergenciescat) October 23, 2019
Vilaverd, município no qual, segundo o Presidente da Câmara, Antoni Anglés, uma mãe, com cerca de 70 anos, e o filho, de 40, foram levados pelas águas das chuvas, é uma das zonas mais afetadas pelo temporal. Grupos de bombeiros e várias equipas continuam as buscas que foram dificultadas pela noite.
[As imagens da tempestade na Catalunha]
Segundo os últimos dados do serviço de meteorologia caíram mais de 266 litros de água por metro quadrado até às 0h00 só em Prades, em Tarragona, e mais de 254 litros por metro quadrado até às 10h00 em Montbrió del Camp, também em Tarragona. Estas foram duas das populações mais afetadas pelo temporal.
As chuvas que têm afetado a Catalunha diminuíram ao longo da manhã desta quarta-feira. Segundo as previsões do Serviço Meteorológico da Catalunha, esta tarde a chuva deverá diminuir, estando previstas apenas chuvas dispersas.
Em atualização