O secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou esta quarta-feira a criação de um painel de alto nível que será focado nos mais de 41 milhões de deslocados internos que, segundo os dados mais recentes, existem atualmente no mundo.

Segundo Guterres, o número de pessoas que são obrigadas a fugir das respetivas casas por causa de conflitos e violência, mas que ainda permanecem nos respetivos países, tem vindo a crescer nos últimos anos e “eram mais de 41 milhões no fim de 2018”.

O secretário-geral da ONU fez este anúncio no dia em que é assinado o 10.º aniversário da adoção da Convenção da União Africana sobre a Proteção e Assistência às Pessoas Deslocadas Internamente em África.

Este é o primeiro e único tratado juridicamente vinculativo de um continente que visa proteger e ajudar os deslocados internos.

Sobre os membros que vão integrar este painel de alto nível, Guterres indicou que os nomes serão anunciados em breve.

Ainda sobre o futuro painel, o secretário-geral da ONU avançou que este grupo irá trabalhar para aumentar a atenção e o apoio global a esta temática, bem como para recomendar “soluções duráveis” para os deslocados internos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR