Prepare as pedras de amolar e tenha cuidado com os dedos porque este sábado e domingo, dias 26 e 27 de outubro, o Museu Militar de Lisboa vai receber a 3ª edição da Feira Internacional de Cutelaria, evento promovido pela Lombo de Ferreiro (grupo de artesãos da zona das Caldas da Rainha) que vai reunir os principais nomes da indústria das lâminas portuguesas e internacionais.

Este evento de entrada gratuita vai ser um ponto de encontro entre artesãos, fornecedores e aficionados da cutelaria — vai haver desde canivetes a facas de cozinha personalizadas — que pretende também dar a conhecer ao grande público o universo das facas artesanais, que continua a crescer em popularidade.

Ao longo destes dois dias o público terá a oportunidade de conhecer peças únicas de cutelaria de produção nacional e internacional (estão confirmados pelo menos 24 artesãos portugueses, 11 franceses, 2 russos e um japonês), contactar diretamente com os seus produtores, participar nos ateliers “Monta a tua própria navalha”, e assistir à demonstração do processo de afiar uma lâmina, por exemplo.

Na programação surgem ainda sugestões mais inusitadas como a da barbearia Barbiére, por exemplo, que vai passar a manhã de sábado a explicar como se faz a barba utilizando navalhas antigas e seguindo métodos “old school”, como os próprios descrevem. Todo o dinheiro angariado através desta iniciativa será totalmente doado à associação Aldeias de Crianças SOS Portugal.

A PSP também se associou a este vento e vai organizar uma sessão de esclarecimento sobre armas brancas. Consulte aqui a programação completa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR