786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Há Díaz assim, em que tudo parece voltar ao velho normal (a crónica do FC Porto-Famalicão)

Este artigo tem mais de 4 anos

À oitava jornada, o Famalicão sofreu a primeira derrota às mãos do FC Porto, que fez tudo voltar ao velho normal e é líder com o Benfica (3-0). Luis Díaz voltou a marcar e a abrir o marcador.

O colombiano já tinha marcado ao Glasgow Rangers
i

O colombiano já tinha marcado ao Glasgow Rangers

Getty Images

O colombiano já tinha marcado ao Glasgow Rangers

Getty Images

Na passada quinta-feira, no rescaldo do empate no Dragão com o Glasgow Rangers, Sérgio Conceição explicou que não fala “de camas nem de lençóis”, em alusão a uma questão que colocava em causa as opções para a receção aos escoceses, e garantiu que aquilo que o preocupa são os resultados, os jogadores e os desafios que surgem agora de três em três dias. Desconstruída, a declaração do treinador do FC Porto significava que para os dragões, a partir de agora e numa altura em que o overbooking do calendário se vai tornando evidente, o mais importante é ir vencendo.

Até porque, numa revisão global daquilo que foram as últimas semanas do FC Porto, vencer não tem sido algo perfeitamente adquirido. Depois da derrota com o Feyenoord na Holanda, que pôs fim a uma série de oito vitórias consecutivas para todas as competições, a equipa de Conceição goleou de forma natural o Coimbrões na Taça de Portugal mas voltou a escorregar na Europa, frente ao Glasgow, em casa e depois de estar a ganhar. Ora, o jogo deste domingo, no Dragão e perante o surpreendente líder Famalicão, ia servir como termómetro à fase do FC Porto: o resultado do encontro, ainda por cima perante uma equipa que tinha mais um ponto à entrada para esta jornada, iria deixar claro se a equipa atravessa uma crise de exibições e resultados ou se os dois jogos europeus nada mais foram do que acidentes de percurso.

Ficha de jogo

Mostrar Esconder

FC Porto-Famalicão, 3-0

8.ª jornada da Primeira Liga

Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Fábio Veríssimo (AF Leiria)

FC Porto: Marchesín, Mbemba, Pepe, Marcano, Manafá (Alex Telles, 79′), Danilo, Uribe, Otávio, Corona, Soares (Fábio Silva, 86′), Luís Díaz (Nakajima, 79′)

Suplentes não utilizados: Diogo Costa, Bruno Costa, Loum, Zé Luís

Treinador: Sérgio Conceição

Famalicão: Defendi, Lionn, Patrick, Nehuen, Centelles, Gustavo Assunção, Guga (Racic, 63′), Pedro Gonçalves (Diogo Gonçalves, 80′), Rúben Lameiras, Anderson (Schiappacasse, 63′), Fábio Martins

Suplentes não utilizados: Vítor Caetano, Riccieli, Walterson, Toni Martínez

Treinador: João Pedro Sousa

Golos: LuisDíaz (45′), Soares (72′), Fábio Silva (88′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Patrick (50′), Gustavo Assunção (77′), Diogo Gonçalves (90+2′)

Além de tudo isso, era necessário não esquecer que o jogo deste domingo no Dragão era também um encontro entre duas equipas separadas por um ponto, entre primeiro e terceiro classificado e entre dois dos três conjuntos mais regulares da presente temporada: e que sabiam, na hora do apito inicial, que ambos precisavam da vitória para continuar agarrados ao topo da tabela. O Benfica, o primeiro a entrar em campo, já havia vencido o Tondela e era por isso líder isolado da Primeira Liga, com mais três pontos do que o FC Porto e mais dois do que o Famalicão. O encontro entre os conjuntos de Sérgio Conceição e João Pedro Sousa era, por isso mesmo, decisivo para saber como iria ficar a classificação no encerrar da jornada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na hora de escolher o onze inicial, o treinador dos dragões operou várias mudanças face à equipa que empatou com o Glasgow a meio da semana. A principal surpresa, acima de todas as outras, era a ausência de Alex Telles do onze titular, já que o lateral brasileiro tem sido um dos verdadeiros jogadores indiscutíveis para Sérgio Conceição. Mbemba ocupava então a direita da defesa e Manafá o lado esquerdo, já que Corona subia no terreno e era o responsável pela faixa direita dos dragões. Luis Díaz estava na esquerda no apoio a Soares, isolado na frente, Zé Luís começava no banco e Marega nem sequer estava entre os convocados. O FC Porto começou melhor, com Soares a responder de cabeça a um cruzamento de Corona (1′), e depressa se percebeu que seria principalmente pelo corredor direito que o ataque azul e branco iria fluir, já que Mbemba estava mais presente no movimento ofensivo do que Manafá e Corona procurava o jogo interior que não estava a ser intrínseco a Otávio.

A equipa de Sérgio Conceição poderia ter inaugurado o marcador várias vezes durante o primeiro quarto de hora — Uribe teve duas ocasiões (4′ e 15′), Soares protagonizou outra (15′) — mas esbarrou sempre na boa exibição de Defendi, que estava intransponível entre os postes do Famalicão. O conjunto de João Paulo Sousa, habituado a aplicar um futebol ofensivo e entusiasmante que surpreende e asfixia a grande maioria das equipas da Primeira Liga, estava a ser habituado a jogar com os setores muito próximos e o bloco muito recuado — algo que não é natural à equipa e que obriga a uma certa reorganização face àquilo que normalmente executa. À exceção de um remate de Fábio Martins, que obrigou Marchesín a uma defesa apertada (19′), o Famalicão praticamente não teve caudal ofensivo e estava irreconhecível, principalmente porque raramente passa tanto tempo fechado dentro do próprio meio-campo.

Sérgio Conceição ia pedindo a Manafá que subisse no terreno, de forma a equilibrar a equipa e não depender totalmente daquilo que o corredor direito fazia, mas a verdade é que o FC Porto — apesar de continuar sem marcar — estava confortável no jogo, ia demonstrando um futebol agradável e articulado e parecia tranquilo apesar do adiar da vantagem. O previsível golo apareceu já em cima do intervalo, com os dragões a intercetarem a construção do Famalicão ainda no meio-campo adversário; Luis Díaz conduziu, combinou com Corona na direita e voltou a receber do mexicano já no interior da grande área, atirando depois para bater Defendi (45′).

No início da segunda parte, e sem qualquer alteração de ambos os lados, o FC Porto voltou com a mesma dinâmica ofensiva e mobilidade para lá da linha do meio-campo: Corona e Luis Díaz eram os principais expoentes desta característica, já que o mexicano explorava as linhas interiores do lado direito e o colombiano não tinha par a oferecer largura do lado contrário, tanto em combinações com Manafá — que também estava acima da média, beneficiando da escassa ação defensiva de Rúben Lameiras — como em incursões individuais.

[Carregue nas imagens para ver alguns dos melhores momentos do FC Porto-Famalicão:]

O Famalicão continuava sem conseguir reter a posse de bola e com muitas dificuldades na transição construtiva mas ia beneficiando, com o passar dos minutos e com uma dupla substituição, de um certo desacelerar do FC Porto, que depois de não conseguir aumentar a vantagem nos 20 minutos iniciais da segunda parte recuou as linhas e refreou o ímpeto ofensivo que vinha a aplicar. Sem nunca conseguir equilibrar verdadeiramente a partida, a equipa de João Paulo Sousa acabou por sofrer o segundo golo fruto da inequívoca disparidade de qualidade individual, de eficácia defensiva e ofensiva e de concentração máxima durante 90 minutos.

Soares recuperou a bola ainda no meio-campo do Famalicão, conduziu sozinho e sem oposição até à entrada da grande área, onde tentou rematar e beneficiou do ressalto; à saída de Defendi, contornou o guarda-redes e rematou para a baliza deserta para aumentar a vantagem dos dragões (72′). João Paulo Sousa ainda lançou Diogo Gonçalves, Sérgio Conceição retirou um desgastado Wilson Manafá para fazer entrar Alex Telles e deu minutos a Nakajima mas a partida pouco ou nada se alterou. O Famalicão teve mais bola nos derradeiros dez minutos, já que o FC Porto recuou de forma assumida e colocou pela primeira vez toda a equipa atrás da linha divisória do meio-campo, mas não conseguiu criar qualquer oportunidade e circulou sempre de forma praticamente inofensiva. Até ao final, Fábio Silva ainda teve tempo para se estrear a marcar na Liga, depois de se estrear a marcar pela equipa principal no jogo da Taça, aproveitando um erro de Defendi na segunda vez que tocou na bola (88′).

À oitava jornada, o Famalicão caiu, perdeu pela primeira vez e deixou fugir a liderança, onde estão agora Benfica e FC Porto em igualdade pontual. A equipa de João Paulo Sousa vai agora descobrir, daqui e até ao final da temporada, se consegue manter o ritmo vitorioso e lutar pelos lugares cimeiros da Primeira Liga. Quanto aos dragões, que deixaram claro que os dois deslizes europeus foram apenas e só isso mesmo — dois deslizes –, voltaram às exibições convincentes e estabeleceram uma dinâmica forte e que se adaptou às circunstâncias da partida.

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos