O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo o arquipélago dos Açores, a partir do início da tarde de segunda-feira, devido às previsões de chuva, agitação marítima e vento.

Para as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso amarelo é referente a precipitação, que pode ser por vezes forte, acompanhada por trovoadas, e vai vigorar até as 6h de terça-feira.

No grupo central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), o aviso amarelo vai estar ativo até às 00h por causa da chuva, e no caso das previsões de agitação marítima, com ondas entre os cinco a sete metros, até às 6h de terça-feira. Foi ainda emitido aviso amarelo para aquelas cinco ilhas até às 9h de terça-feira devido às previsões de vento.

O IPMA emitiu ainda avisos amarelos para o grupo ocidental (Flores e Corvo) devido a precipitação que pode ser acompanhada por trovoadas até às 15h de segunda-feira e agitação marítima, com ondas de cinco a seis metros, até às 00h de quarta-feira.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores já emitiu um comunicado a recomendar que sejam tomadas medidas de autoproteção.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR