A Cupra virou-se para o Ateca e entendeu que era chegada a hora de posicioná-lo como uma proposta ainda mais desportiva e, simultaneamente, com uma dose extra de refinamento. O resultado assume a forma de uma edição limitada a apenas 1999 unidades para todo o mundo, cujo lançamento traz outra novidade: a estreia de uma plataforma de reservas online, que irá permitir aos clientes reservar o seu SUV até seis semanas antes do arranque das vendas. Para já, esta ferramenta só estará disponível em Espanha, mas oferece um primeiro vislumbre de como poderá vir a ser desenhada a estratégia de e-commerce da marca.

Voltando ao Cupra Ateca, esta edição limitada distingue-se pela cor da carroçaria, que pode exibir o cinzento Graphene – exclusivo desta série –, cinzento Rodium ou azul Energy. Depois, há detalhes em fibra de carbono no spoiler traseiro e nas conchas dos espelhos retrovisores exteriores. Igualmente exclusivas desta versão são as jantes de 20” cobreadas, que passam a acolher discos de travão Brembo de 18”.

6 fotos

No interior prossegue o reforço do carácter desportivo, nomeadamente com a inclusão de bancos tipo bacquet em Alcantara Petrol Blue, tonalidade que se encontra ainda nos bancos traseiros e nos painéis das portas. Além disso, as saídas de ar e a consola central passam a ser emolduradas a negro, ficando a fibra de carbono reservada para a capa da chave e para a base do painel de instrumentos e dos comandos de climatização.

Sob o capot não há novidades, com o Cupra Ateca Limited Edition a continuar a recorrer ao 2.0 TSI de 300 cv e 400 Nm, caixa de dupla embraiagem DSG com sete velocidades e tracção integral. A diferença é que, nesta versão especial, o “cantar” do SUV compacto ganha outra sonoridade, cortesia do sistema de escape em titânio da Akrapovic, que retira 7 kg ao peso total do Cupra Ateca. Ouça-o aqui:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR