Mal apresentou a nova geração do Defender, a Land Rover abriu de imediato a possibilidade de reservar o 4×4 britânico, que já se encontra à venda em Portugal, com valores que se iniciam nos 87.343,38€ (Defender 110). Mas a gama ainda não está completa. Daí que, quando tentamos configurar o modelo, surja o alerta: “O configurador do Novo Land Rover Defender encontra-se em produção, pelo que algumas opções estão restringidas temporariamente. Estarão disponíveis em breve, assim como os acessórios.”

Aguarda-se não só o surgimento de uma versão com maior distância entre eixos (Defender 130), como também a possibilidade de ter a capota em lona e de remover os pilares traseiros. Sucede que, além de oferecer mais espaço ou de assumir uma estética mais virada para as actividades de lazer, o todo-o-terreno deverá contar ainda com uma versão mais virada para a performance. Não que esta venha a ser representativa em termos de vendas pois, num modelo desta natureza, funcionará mais como um exercício de reforço de imagem e afirmação de poderio.

O Defender está de volta, mas será melhor que o antigo?

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Tratar-se-á de uma proposta capaz de envergar as siglas SVR, sinónimo de maior desportividade e em linha com o que já acontece com o Range Rover Sport SVR, F-Pace SVR e F-Type SVR. O objectivo é entrar no terreno do Mercedes-AMG G 63, a versão mais extrema e cara do Classe G, e disputar a sua clientela. Não há confirmação oficial, mas tudo indica que o Defender SVR vai usufruir do acordo feito entre a Jaguar Land Rover e a BMW, um acordo que alegadamente estaria virado para o desenvolvimento de eléctricos…

Jaguar Land Rover e BMW juntam-se nos eléctricos

Sucede que, segundo a Auto Express, essa parceria contempla a substituição do antigo V8 fornecido à JLR pela Ford pelo 4.4 V8 biturbo da BMW, que anima as versões M50i, M850i ou X5 M, sendo que neste último oferece 625 cv na declinação Competition. Porém, ainda de acordo com a referida publicação, no jipe britânico a fasquia deverá baixar para a casa dos 500 cv, o que não se compreende muito bem quando a ideia é fazer frente ao Mercedes-AMG G 63 com 585 cv.

Oficialmente, o Defender SVR não faz parte dos planos da Land Rover, mas fontes do fabricante garantem que esta versão deverá surgir no final de 2021.