A Web Summit deste ano conta com 41 startups africanas, das quais cinco de Angola e uma de Cabo Verde, disse o cofundador Paddy Cosgrave à agência Lusa, adiantando que esta edição será a “maior de sempre”.

A Web Summit, que é considerada uma das maiores cimeiras tecnológicas, realiza-se em Lisboa entre 4 e 7 de novembro. Questionado sobre o que se pode esperar da edição da Web Summit, Paddy Cosgrave destacou o “maior número de startups de sempre”, cerca de 2.100.

Além disso, conta também com “mais startups portuguesas” a fazer o pitch (breve apresentação de uma empresa de três a cinco minutos) no palco principal “de sempre”, acrescentou.

De África chegam 41 startups, das quais “cinco de Angola e uma de Cabo Verde”, acrescentou. O Egito conta com a presença de 13 startups, a Tunísia e o Quénia três cada uma e África do Sul apresenta-se com uma, só para dar alguns exemplos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A título de curiosidade, a Polónia vai ter este ano 64 startups a marcarem presença na Web Summit. “O número tem vindo a crescer, de mais partes do mundo, está mais diversificado”, afirmou o cofundador do evento.

Paddy Cosgrave esteve no Palácio de Belém na semana passada, no âmbito de um encontro entre o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e os representantes das startups que vão marcar presença na Web Summit, e adianta que já se assiste a uma mudança. “Há três anos todas as startups eram portuguesas, os fundadores eram portugueses e todos eram homens”, afirmou. Na semana passada, quase metade das startups eram fundadas por mulheres e “40% não são portuguesas”.

As startups “mudaram-se para Portugal da Suíça, França, Alemanha, Dinamarca, Canadá, Estados Unidos, Brasil, Índia, Paquistão” e esta tendência “é fantástica”, salientou. O evento deste ano “tem mais espaço” e “está fantástico”, disse, adiantando esperar 70.000 pessoas.

Nesta edição, Paddy Cosgrave destacou a maior presença de sempre de “chineses e japoneses” e “menos britânicos”. Aliás, o Reino Unido “é o único país que baixou”, afirmou, considerando que “o Brexit deve ter alguma coisa a ver com isso”.

Esta “será a melhor Web Summit de sempre”, rematou Cosgrave.

Fundada em 2010 por Paddy Cosgrave e os cofundadores Daire Hickey e David Kelly, a Web Summit é um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo e evoluiu em menos de seis anos de uma equipa de apenas três pessoas para uma empresa com mais de 150 colaboradores.

A cimeira tecnológica, que nasceu em 2010 na Irlanda, vai manter-se em Lisboa até 2028, depois de, em novembro do ano passado, ter ficado decidida a permanência da conferência em Portugal por mais 10 anos, após uma candidatura com sucesso da cidade de Lisboa.