Os chineses da XCharge, juntamente com a Stromnetz Berlin, construíram a maior estação de carga para autocarros eléctricos em Berlim, recorrendo a carregadores rápidos em DC. O objectivo é servir a Berliner Verkehrsbetriebe (BVG), a rede de transportes públicos da cidade alemã.

Com 30 carregadores rápidos, a estação é capaz de fornecer 3 MW de potência, a uma média de 100 kW por posto de carga. Todos os pontos de carga são controlados individualmente, à distância, através de uma ligação over-the-air, que é também utilizada para realizar actualizações de software.

A aposta da BVG em veículos pesados eléctricos para o transporte de passageiros é grande, tendo a empresa reforçado, só este ano, a sua frota de autocarros eléctricos em mais 90 unidades. Daí que a BVG pense em construir em breve mais estações de carga, todas elas já com potências acima de 10 MW.

A XCharge, que construiu esta estação de carga e produzirá as próximas, já montou mais de 30.000 pontos de carga, que fornecem por mês mais de 12 GWh de energia. Os autocarros eléctricos a bateria ao serviço da BVG são essencialmente Solaris e Mercedes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR