A poluição em Nova Deli, na Índia, atingiu este ano os piores valores de sempre e ultrapassa já em 20 vezes o nível considerado saudável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o The Guardian, 30 voos tiveram de ser desviados no domingo devido à espessura do fumo.

No domingo, a qualidade do ar e a visibilidade deterioram-se consideravelmente. “A poluição atingiu níveis insuportáveis”, disse Arvind Kejriwal, ministro chefe da capital, que na última sexta-feira decretou o estado de emergência de saúde pública, considerando que a cidade se transformou numa “câmara de gás”.

Sachin Mathur, um condutor de 31 anos em Nova Deli, disse ao The Guardian que “todos anos, por altura do [festival] Diwali, Deli torna-se nisto que estamos a ver. Sofro de uma infeção na garganta e os meus olhos estão a arder”. Mathur referia-se ao festival hindu Diwali, durante o qual se acendem velas e incenso e há espetáculos de fogo de artifício. Mas não deverá ser o único responsável pela deterioração da qualidade do ar. Ao festival juntam-se as queimadas nas regiões de Punjab e Haryana e a poluição automóvel e industrial. A poluição registou níveis tão altos que os monitores não tinham dígitos suficientes para mostrar os níveis registados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As escolas em Nova Deli estarão fechadas até, pelo menos, terça-feira, os trabalhos de construção civil foram suspensos e o governo distribuiu máscaras pela população, designadamente em escolas. A circulação de carros na cidade foi ainda restringida — entre 4 e 15 de novembro, a circulação de veículos particulares com matrículas pares e ímpares serão permitidas apenas em dias alternados.

As atividades na rua também foram limitadas. “Nos últimos dez anos, a situação tem piorado. Não costumávamos ver poluição como a que se está a ver”, disse Rachel Rao, vice-presidente da escola de Queen Mary, relatando que os alunos têm manifestado dificuldade em respirar. Os hospitais registaram um aumento do número de pacientes com problemas respiratórios. Segundo um relatório das Nações Unidas, 14 das 15 cidades mais poluídas do mundo são da Índia.

Esta não é a primeira vez que a poluição em Nova Deli ultrapassa os valores recomendados. Em novembro de 2018, os níveis de poluição na capital subiram para a categoria de “emergência”, com registos muito superiores aos que a OMS considera “tóxicos”.

Poluição em Nova Deli aumenta e supera os níveis considerados tóxicos pela OMS