Agora com sinal reforçado em Lisboa 98.7 FM No Porto 98.4 FM Auto / Ford Seguir Ford perdeu a cabeça. Fez um Mustang eléctrico com 900 cv A Ford figura entre as marcas mais atrasadas na adopção de veículos eléctricos. Para surpresa geral, apresentou no SEMA o Mustang Lithium, um protótipo com motor com 900 cv e baterias de… “lithium”. Alfredo Lavrador Texto 07 Nov 2019, 21:43 6739 i ▲A Ford apresentou um Mustang eléctrico com 900 cv em Las Vegas, mas as soluções tecnológicas utilizadas deixam muito a desejar. Resta esperar pelo novo SUV inspirado no Mustang, esse sim destinado à produção em série A Ford apresentou um Mustang eléctrico com 900 cv em Las Vegas, mas as soluções tecnológicas utilizadas deixam muito a desejar. Resta esperar pelo novo SUV inspirado no Mustang, esse sim destinado à produção em série 5 fotos Para recuperar do enorme atraso face à concorrência, na concepção e desenvolvimento de automóveis eléctricos, a Ford decidiu adquirir a plataforma MEB à sua rival Volkswagen, que a maioria das marcas do grupo alemão vai usar para construir os seus modelos a bateria. Daí a surpresa gerada pelo facto de o construtor americano expor no SEMA, a feira de acessórios e veículos especiais que anualmente é organizada em Las Vegas, um protótipo eléctrico do Mustang com uma potência brutal.Denominado Ford Mustang Lithium, o veículo herda tudo dos Mustang mais possantes, à excepção do motor V8, que cede o seu lugar sob o capot dianteiro a um imponente motor eléctrico de 900 cv. Mas é exactamente aqui que começam as opções estranhas do fabricante pois, ao que tudo indica, o motor eléctrico ocupa literalmente o espaço do V8, em vez de estar acoplado ao eixo traseiro ou, numa opção mais inteligente para este nível de potência, dividindo a potência pelos dois eixos, colocando um motor à frente e outro atrás para melhor distribuir peso e tracção. A colocação do motor EV à frente, em posição longitudinal, justifica-se por ser a opção mais simples e barata, tipicamente o trabalho que qualquer oficina com um mínimo de experiência poderia fazer para um cliente que quisesse electrificar um velho Mustang. O motor eléctrico é assim acoplado à caixa de velocidades, criando o único automóvel eléctrico produzido por um fabricante com transmissão manual. Ou seja, um motor que gira a 20.000 rotações por minuto pode seleccionar uma mudança para andar para trás e uma entre seis possíveis para andar para a frente, de que obviamente não precisa, sobretudo numa caixa que será lenta de manusear e ainda a necessitar de embraiagem, outra opção patética num eléctrico moderno. Ao que parece, a opção de avançar para uma caixa manual, uma Getrag MT82, deve-se ao facto de as opções automáticas não suportarem os 1.355 Nm de torque assegurados pelo motor.Segundo o comunicado de imprensa, o Mustang eléctrico foi concebido pela Ford e a Webasto, a quem coube fornecer um sistema eléctrico a 800V, sem contudo mencionar a capacidade da bateria. A Ford admite que estas experiências servem para a marca ganhar alguma experiência no sistema de gestão de energia, o que nos parece algo optimista.A Ford anuncia ainda que vai investir 11,5 mil milhões de dólares para fabricar uma série de veículos eléctricos até 2022, entre os quais figuram um SUV inspirado no Mustang e uma pick-up tipo F150.