As temperaturas continuam a descer no continente esta quinta-feira, com a Guarda a atingir temperaturas mínimas de 2º C e Bragança de 3º C. Os termómetros em Lisboa vão situar-se entre os 13 e os 17º C e no Porto deverão oscilar entre os 9º C e os 14. Já Faro conta com previsões entre os 11 e os 19º C enquanto se espera a queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela a partir do início da manhã, baixando gradualmente a cota para 1200/1400 metros de altitude ao longo do dia. Nas ilhas, as temperaturas podem variar entre os 16 (nos Açores) e os 25º C (no Funchal, Madeira), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O continente vai ter uma quinta-feira com períodos de muita nebulosidade, principalmente no início da manhã, mas a chuva diminui, apesar de se preverem alguns períodos de precipitação, em geral fraca. A partir da manhã, o cenário muda no litoral: haverá aguaceiros mais frequentes  que poderão ser ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoadas nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Podem também verificar-se aguaceiros fracos a partir da tarde no Alto Alentejo e litoral oeste.

Ainda esta quinta-feira, o IPMA vai colocar sete distritos de Portugal continental sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria vão estar sob aviso amarelo entre as 20h00 desta quinta-feira e as 18h00 de sexta-feira e Lisboa entre as 0h00 e as 18h00 de sexta-feira, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

A par destes avisos, sete barras marítimas do continente e Açores estão esta quinta-feira fechadas à navegação e outras sete estão condicionadas. De acordo com a Marinha, as barras de Esposende, Póvoa do Varzim e Vila do Conde estão esta quinta-feira fechadas à navegação por causa da agitação marítima. As barras de Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz, São Martinho do Porto e Lagos, no continente, e Santa Cruz das Flores e Lajes das Flores, no grupo ocidental dos Açores, estão esta quinta-feira condicionadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR