A Volvo Trucks prometeu que começaria a vender em 2019 – mais concretamente, a permitir encomendas – os seus camiões eléctricos, ainda que as entregas só devessem acontecer no ano seguinte. E aqui estão eles. Em Setembro, surgiu uma unidade autónoma para fins específicos e sem cabina, logo sem possibilidade de ser conduzido por um ser humano, mas as novidades não ficaram por aqui.

O segundo camião eléctrico é o primeiro com alguma utilidade prática a curto e médio prazo. Trata-se de um modelo concebido propositadamente para a recolha e transporte de lixo nas grandes cidades, com uma autonomia de 200 km, mais que suficiente para a sua operação diária, que os moradores irão apreciar por ser substancialmente mais silenciosa e menos poluente.

Depois do camião do lixo eléctrico, a Volvo mostrou o FE Electric, com um peso bruto de 27 toneladas e destinado a assegurar a distribuição de mercadorias mais volumosas e pesadas em ambiente urbano. De imediato, foi igualmente revelado o Volvo FL Electric, um veículo pesado com um peso bruto de 16 toneladas, cujas baterias podem oscilar entre uma capacidade de 100 kWh e 300 kWh, de forma a assegurar uma autonomia de 300 km. E, já que estava com a mão na massa, o fabricante sueco de veículos pesados revelou ainda um teaser de um futuro camião semi-reboque, que deverá apresentar mais tarde.

De momento, os camiões eléctricos estão disponíveis na Suécia, Noruega, Alemanha, Suíça, França e Holanda. O período de encomendas já começou, mas as primeiras entregas a clientes não deverão ter lugar antes de Março de 2020.