786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Alex Telles, a paz e o sossego depois do barulho das luzes (a crónica do Boavista-FC Porto)

Este artigo tem mais de 4 anos

Alex Telles marcou o único golo da vitória do FC Porto perante o Boavista (0-1) e foi a calma depois da tempestade provocada pelo quarteto sul-americano. Os dragões continuam a dois pontos do Benfica.

O lateral brasileiro voltou à titularidade na Liga depois de ter regressado ao onze na Liga Europa
i

O lateral brasileiro voltou à titularidade na Liga depois de ter regressado ao onze na Liga Europa

AFP via Getty Images

O lateral brasileiro voltou à titularidade na Liga depois de ter regressado ao onze na Liga Europa

AFP via Getty Images

Uma pesquisa rápida na Internet diz-nos que a Lei de Murphy é um adágio ou epigrama da cultura ocidental que pode facilmente ser traduzido na frase “tudo o que pode correr mal, vai correr mal”. Pressupõe uma ideia muito comum e recorrente de que, assim que algo corre mal num processo, numa ação, num projeto, tudo aquilo que estava em dúvida, tudo o que tinha uma probabilidade forte de correr mal e até situações imprevisíveis e impensáveis, vai correr mal. Resumindo, é a personificação de um vórtice negativo que começa, dificilmente termina e se arrasta para todos os setores do local onde surgiu.

Nas últimas semanas, o FC Porto parece estar a viver a sua própria versão de uma Lei de Murphy inesperada. A derrota com o Feyenoord na Holanda foi o pontapé de saída de um ciclo progressivamente negativo que se prolongou com um empate em casa com o Rangers, um empate na Madeira com o Marítimo que ofereceu a liderança ao Benfica e um desaire na Escócia que complicou as contas do apuramento para a fase seguinte da Liga Europa. As ramificações dos resultados dentro de campo materializaram-se em conferências de imprensa inflamadas de Sérgio Conceição, em assobios vindos das bancadas do Dragão mesmo depois da vitória com o Desp. Aves e num não oficial mas aparente desconforto do treinador que parece ser o principal motivo para a apatia da equipa. Tudo isto, ainda assim, é uma reação claramente normal quando um clube de futebol não alcança no relvado os objetivos delineados fora dele: o que aconteceu este sábado estava longe de ser previsível.

Ficha de jogo

Mostrar Esconder

Boavista-FC Porto, 0-1

11.ª jornada da Primeira Liga

Estádio do Bessa, no Porto

Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve)

Boavista: Bracali, Fabiano, Dulanto, Ricardo Costa, Neris, Marlon, Ackah, Rafael Costa, Heriberto (Yusupha, 70′), Stojiljkovic (Cassiano, 87′), Mateus (Paulinho, 76′)

Suplentes não utilizados: Helton Leite, Carraça, Obiora, Gustavo Sauer

Treinador: Lito Vidigal

FC Porto: Diogo Costa, Manafá (Nakajima, 78′), Mbemba, Marcano, Alex Telles, Corona, Danilo, Loum, Otávio, Marega, Fábio Silva (Zé Luís, 76′)

Suplentes não utilizados: Mbaye, Diogo Leite, Bruno Costa, Aboubakar, Soares

Treinador: Sérgio Conceição

Golos: Alex Telles (9′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Marcano (44′), Fabiano (55′), Dulanto (70′), Marlon (87′)

Marchesín, titular indiscutível na baliza do FC Porto, Uribe, peça fulcral no meio-campo e Luis Díaz, que tem vindo a ganhar espaço no ataque e já resolveu sozinho vários jogos, foram todos retirados da convocatória para o jogo com o Boavista por questões disciplinares. A estes três junta-se também Saravia, o caso menos preocupante do quarteto por não ser habitualmente opção de Sérgio Conceição. O motivo? O facto de terem estado, na madrugada de sexta-feira para sábado, na festa de aniversário da mulher de Uribe, que se terá prolongado até às cinco da manhã, violando o regulamento interno do FC Porto (que baliza o limite horário nas 23h). Já durante a tarde deste domingo, Uribe recorreu ao Instagram para pedir desculpa ao clube e aos adeptos mas negou a informação relativa às horas, garantindo que abandonou a festa, tal como os três colegas, por volta da meia-noite.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Enquanto as consequências se restringiram à revolta de Sérgio Conceição na sala de imprensa, aos assobios no Dragão e à apatia da equipa face aos maus resultados, tudo era previsível. A ausência de dois titulares inequívocos, de uma opção importante para o ataque e de um quarto elemento do plantel da convocatória de um dérbi onde um mau resultado pode levar a diferença para a liderança para os cinco pontos, ganha contornos óbvios de uma Lei de Murphy que se abateu sobre o FC Porto. E este domingo, no Bessa com um Boavista que perdeu pela primeira vez para a Liga na semana passada, era necessário vencer, convencer e virar costas a uma semana horribilis que parecia não ter fim. Na hora de escolher o onze inicial e face às ausências confirmadas, Sérgio Conceição lançou Diogo Costa no lugar de Marchesín e Loum no lugar de Uribe; Mbemba rendia Pepe ao lado de Marcano, Fábio Silva era titular e Marega regressava à titularidade depois de vários jogos afastado das opções iniciais.

Depois de surpreender na Escócia ao atuar com três centrais e uma espécie de 5x3x2 que desdobrava em 3x5x2 sem bola, o treinador dos dragões regressou ao mais tradicional 4x4x2, com Otávio e Corona soltos nas alas a procurar espaços interiores que ofereciam desmarcações entre linhas a Fábio Silva e Marega. O FC Porto, sem entrar de forma absolutamente demolidora na partida, soube manter a posse de bola no meio-campo adversário e empurrar o Boavista para a própria baliza, assumindo desde logo que tinha o objetivo de comandar os desígnios do jogo e não permitir que o encontro se tornasse uma vitória sofrida ou um empate magro como aconteceu nas últimas duas jornadas. Foi Alex Telles, que voltou à titularidade a meio da semana com o Rangers e este domingo manteve esse regresso ao onze inicial na Liga, que acabou por inaugurar o marcador quando ainda não estavam cumpridos dez minutos. O lateral brasileiro recolheu uma bola à entrada da grande área depois de um livre rejeitado pela defesa do Boavista e soltou um remate forte de pé esquerdo que não deu qualquer hipótese a Bracalli (9′). Assumindo o papel de capitão quase espiritual, Alex Telles correu para o banco de suplentes para festejar com Sérgio Conceição e chamou toda a equipa para um abraço de grupo conjunto que acabou por ser a prova da união do grupo num período difícil do clube.

Apesar da desvantagem embrionária, o Boavista soube reagir ao golo sofrido e alongou-se no terreno ao invés de recolher no próprio meio-campo. Os axadrezados procuravam desequilibrar principalmente a partir dos corredores, para fugir ao overbooking de jogadores que o FC Porto colocava na zona central, e tanto Heriberto como Mateus faziam uso da velocidade e da capacidade de explosão para surpreender Telles e Manafá e cruzar à procura de Stojiljkovic. O avançado emprestado ao Boavista pelo Sp. Braga, porém, não ganhou uma única bola entre Mbemba e Marcano e tornava inglórios os esforços dos dois homens mais tombados nas alas. Essa falta de critério e definição era mesmo o grande pecado do Boavista, que conseguiu não sucumbir à pressão do FC Porto e criou perigo ao longo de toda a primeira parte — principalmente a partir de bolas paradas. Ricardo Costa, antigo jogador dos dragões, esteve perto de empatar com um desvio ao segundo poste depois de um canto na direita (27′) e era por intermédio de pontapés de canto ou livres que os axadrezados testavam Diogo Costa, preocupado principalmente com a subida do central Dulanto à área contrária.

A primeira parte do dérbi acabou por terminar com apenas um remate enquadrado — o do golo de Alex Telles — e nenhuma defesa feita nem por Diogo Costa nem por Bracalli e foi disputada principalmente na zona intermédia e na faixa central, onde as duas equipas encaixaram e conseguiram conter os ímpetos ofensivos de parte a parte, obrigando a uma lateralização que afastava o centro de jogo das balizas. Ainda assim, e mesmo sob chuva, a partida estava interessante do ponto de vista tático e do ponto de vista que apontava para a reação do Boavista, que não escondia que ia à procura do resultado.

[Carregue nas imagens para ver alguns dos melhores momentos do Boavista-FC Porto:]

Na segunda parte, numa altura em que até se previam alterações no FC Porto face às limitações físicas de Corona e Alex Telles no final do primeiro tempo, Sérgio Conceição trouxe do balneário os mesmos onze jogadores. Os primeiros instantes da segunda parte mostraram que os dragões iam tentar reduzir o ritmo de jogo e colocar a primeira linha de construção, formada por Marcano e Mbemba, no círculo do meio-campo, para ir asfixiando aos poucos o Boavista e roubar o espaço que os axadrezados tinham explorado até ao intervalo. A maior presença da equipa no setor intermédio, porém — já que não tentava insistentemente entrar no último terço e preferia circular em posse –, evidenciava a exibição abaixo da média de Loum, que não se compara à qualidade de Uribe, e a fragilidade física de Fábio Silva na hora de recuar para servir de ligação entre o meio-campo e o ataque e soltar Marega para movimentos de desmarcação.

O Boavista, tal como na primeira parte, reagia ao bloco subido do FC Porto com profundidade e dezenas de passes longos que pouco ou nada encontravam. A equipa de Sérgio Conceição não tinha grandes pruridos em aplicar uma estratégia de contenção e recuperação física que tinha como objetivo controlar o jogo em posse e garantir a vitória sem grandes calafrios. Ainda assim, e apesar de estar obviamente numa velocidade que fica muito abaixo daquilo que é pedido e esperado do FC Porto, o conjunto azul e branco mostrava-se muito mais entrosado e concentrado do que aquilo que tinha demonstrado na semana passada com o Desp. Aves e na quinta-feira com o Rangers. A quase apatia que ficou patente tanto no Dragão como na Escócia desapareceu este domingo e o FC Porto, ainda que em modo gestão e em serviços muito perto do valor mínimo, esteve sempre mais ligado à partida e mais atento do que nos outros dois jogos da semana que passou — o que não esconde um dérbi muito pobre a nível ofensivo, com apenas dois remates à baliza.

Lito Vidigal ainda colocou em campo Yusupha e Paulinho mas não mexeu no desenho tático e acabou por arriscar pouco face àquilo que se antevia na altura da ida para o intervalo. Sérgio Conceição tirou Fábio Silva e Manafá e lançou Zé Luís e Nakajima, recuando Corona para a lateral direita da defesa, garantindo alguma frescura no ataque, virtuosismo no meio-campo e segurança no setor mais recuado — e acabou mesmo a trocar Marega por Diogo Leite, terminando a partida a fechar a porta com cinco defesas e três centrais. Loum ficou perto de aumentar a vantagem, num cabeceamento depois de um canto que foi a melhor ação que teve em todo o jogo (72′), mas o resultado do dérbi da Invicta ficou mesmo fechado na vantagem magra do FC Porto e na primeira derrota em casa do Boavista. A equipa de Sérgio Conceição regressou às vitórias, encurtou novamente para dois pontos a vantagem para o líder Benfica e apagou, pelo menos de forma momentânea e imediata, a má exibição perante o Desp. Aves e a derrota com o Rangers. Alex Telles, que andou arredado das opções iniciais do treinador durante vários jogos e cujo discernimento, maturidade e critério muita falta fez aos colegas de equipa, acabou por ser a paz e o sossego necessários depois do barulho das luzes provocado pela suspensão do quarteto de jogadores. E garantiu uma noite de domingo tranquila a Sérgio Conceição, que espera ter tido neste sábado a última surpresa relacionada com uma pouco bem-vinda Lei de Murphy.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora